EDP espera lucrar até 1,3 mil milhões em 2023. “Estamos mais fortes do que nunca”, diz CEO
"Estamos mais fortes que nunca a chegar a este último trimestre", indica o CEO da EDP, Miguel Stilwell. Empresa reportou um aumento de 83% nos lucros entre janeiro e setembro.
A EDP apresentou esta sexta-feira uma perspetiva de lucros relativos ao ano de 2023 num valor entre 1,2 mil milhões e 1,3 mil milhões de euros, acima da estimativa anterior.
Em julho, a empresa apontava para que o ano fechasse com lucros de 1,1 mil milhões de euros. A expectativa quando ao EBITDA mantém-se nos 5 mil milhões de euros, assim como os valores estimados para a dívida: 15 mil milhões de euros.
“Estamos mais fortes do que nunca a chegar a este último trimestre”, indicou o CEO da EDP, Miguel Stilwell, numa chamada com analistas a propósito da apresentação de resultados. Isto tendo em conta o “bom desempenho” em geografias como o Brasil e a Península Ibérica, e os níveis positivos de reservas hídricas.
Além das previsões mais otimistas até ao final de 2023, a empresa diz estar “muito confortável” com o cenário para 2024, embora ainda esteja a ser trabalhado.
A EDP reportou um salto de 83% nos lucros até setembro, contabilizando um lucro de 946 milhões de euros, acompanhado de um EBITDA de 3,8 mil milhões e uma dívida de 16,9 mil milhões.
Quanto à carga fiscal no país, o CEO preferiu não adiantar previsões concretas quanto à Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE), uma vez que ainda estão a ser discutidas alterações no âmbito da discussão da proposta do Orçamento do Estado para 2024. O gestor destacou, contudo, uma das alterações a que está atento: “a CESE não será aplicada a investimentos alinhados com a taxonomia europeia, investimentos verdes”.
Quanto à tarifa social, o líder da EDP espera “custos mais baixos”, tendo em conta a iniciativa aprovada este mês em reunião de Conselho de Ministros, que prevê que os encargos sejam suportados por mais operadores, além da EDP — algo semelhante ao que acontece em Espanha, salientou o CEO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP espera lucrar até 1,3 mil milhões em 2023. “Estamos mais fortes do que nunca”, diz CEO
{{ noCommentsLabel }}