Ideias +M

Pacifica é o primeiro estúdio português certificado em ecodesign

+ M,

A certificação reconhece a prática de um design mais ecológico, o que significa uma redução direta do desperdício, a otimização da matéria-prima e a redução significativa de custos.

A This is Pacifica é a primeira empresa criativa em Portugal a concluir o processo de certificação em EcoDesign ISO 14006 em Portugal, refere o estúdio de design do Porto.

Com a prática de um design mais ecológico, o estúdio liderado por Filipe Mesquita, Pedro Mesquita e Pedro Serrão opta assim pela “otimização de recursos e pela promoção de soluções ambientalmente responsáveis, como o design circular e uma abordagem holística ao ciclo de vida e ambiental de qualquer ideia que põe cá fora”, refere-se em nota de imprensa.

Isto significa uma redução direta do desperdício, a otimização da matéria-prima e a redução significativa de custos.

A certificação atribuída baseou-se em três projetos de referência em EcoDesign da Pacifica, o CO2AT para Azgard9 (em colaboração com a Stream and Tough Guy), o packaging para a Brusco e o projeto [Brick] Book, desenvolvido para a Primosfera.

De forma a continuar a manter a aposta num design ecológico, a Pacifica está também a estalecer parcerias estratégicas com a Humb Consulting e Felicidad Collective, para acelerar a “adoção de práticas mais sustentáveis, reforçando a capacidade de inovação e impacto positivo nas questões ambientais”.

“Hoje, mais do que nunca, a sustentabilidade não pode ser banalizada enquanto conceito, pouco consequente ou intangível na sua expressão: exige, pelo contrário, um compromisso autêntico e transversal a todas as realidades de negócio e da vida“, refere-se ainda em nota de imprensa.

A empresa adianta ainda que esta distinção “não é um mero sublinhar do compromisso do estúdio com um futuro mais sustentável, mas um testemunho do propósito e do papel pioneiro que este ocupa no panorama criativo português em 2023”.

O objetivo assumido pela da This Is Pacifica é o de apresentar uma pegada de carbono zero até 2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.