EDP desce preço do gás em 2%. E componente da luz cai 15%

A EDP Comercial vai baixar os preços do gás e da luz, embora no caso da eletricidade ainda não possa prever o impacto deste ajuste no preço final.

A EDP Comercial vai descer uma das parcelas do preço da luz em 15% a partir de janeiro, sendo que o preço final está dependente da proposta do regulador, que será conhecida em dezembro. No caso do gás, já há visibilidade suficiente para a empresa calcular que o preço final deverá descer, em média, 2%.

A partir de 1 de janeiro de 2024, a EDP Comercial vai voltar a reduzir a sua componente do preço da eletricidade praticado às famílias, aplicando uma redução média de 15% na parcela denominada de “Energia e Estrutura Comercial”, indica a empresa, numa nota enviada às redações.

Apesar deste compromisso da elétrica, “o preço final que será aplicado aos clientes residenciais só poderá será calculado do depois de publicadas pelo regulador as Tarifas de Acesso às Redes finais para 2024”.

De acordo com a mesma, esta redução é possível dada a evolução positiva dos custos com aquisição de energia nos mercados grossistas e enquadra-se no compromisso da EDP Comercial de repor a estabilidade e os preços aos seus clientes.

Já no caso do gás, cujas tarifas finais foram conhecidas em outubro, a fatura final dos clientes residenciais voltará a descer em janeiro, com uma redução média de 2%.

De momento, a oferta mais competitiva da EDP Comercial, no que diz respeito ao gás, surge em oitavo lugar no simulador de preços do regulador, considerando dois clientes-tipo, o casal sem filhos e o casal com dois filhos. Em qualquer caso, a tarifa regulada evidencia-se como a mais acessível.

No mercado de eletricidade, a oferta mais barata da EDP Comercial aparece apenas em 11.º lugar entre as opções disponíveis, para um casal sem filhos. Para um casal com dois filhos, a EDP apresenta a décima segunda melhor oferta do mercado. O ECO/Capital Verde fez este levantamento excluindo qualquer tipo de promoções ou ofertas para novos clientes.

(Notícia atualizada às 18h25 com mais informação)

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP desce preço do gás em 2%. E componente da luz cai 15%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião