Kiev e Londres viabilizam desconto para seguro de guerra no mar Negro

  • ECO Seguros
  • 15 Novembro 2023

Kiev acredita que a criação do mecanismo de desconto aumentará a confiança dos comerciantes em exportar pelo mar Negro e tornará o comércio mais acessível monetariamente.

O governo ucraniano e o governo britânico chegaram a um acordo quanto à criação de um mecanismo especial de descontos a seguros para riscos de guerra para as exportações pelo do mar Negro, avançou a agência Reuters. Esta medida visa contornar o embargo da Rússia às exportações Ucranianas e tornar as trocas comerciais mais acessíveis a mais comerciantes.

Estão envolvidas 14 seguradoras britânicas no mecanismo de descontos, afirmou o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmhal, indicou a Reuters. Na rede social Telegram, num vídeo de uma reunião, o executivo afirmou que “o instrumento criado permitirá um redução no custo do seguro de risco de guerra para os exportadores de todos os produtos a partir da Ucrânia. Esta iniciativa tornará o corredor do Mar Negro mais acessível a um leque mais alargado de exportadores”, lê-se na publicação.

Sob a mira das forças militares russas, o corredor do Mar Negro é essencial para garantir as capacidades de exportação da Ucrânia. Os preços de exportação subiram bruscamente quando uma embarcação civil da Libéria foi atacada pela Rússia, enquanto entrava no porto de Odessa em novembro. O ataque levou à morte de um piloto ucraniano e feriu 4 tripulantes – o primeiro ataque fatal em meses a um navio comercial, avançou a Reuters.

De acordo com Kiev, o corredor continua em funcionamento apesar dos riscos. No entanto, os agentes denunciaram o aumento do valor do frete. Aumento confirmado pelo ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solsky, que afirmou junto dos órgãos de comunicação social ucranianos que “estes (ataques) afetam claramente o custo do frete e a vontade dos comerciantes em comprar cereais a nós e a trabalhar com a Ucrânia”, cita a agência britânica.

Ainda que a ministra não tenha apontado motivos para a diminuição de exportações de cereais para as 9,8 milhões de toneladas métricas que registou “a partir de 7 de novembro na campanha de comercialização de julho/junho de 2023/24, contra 14,3 milhões de toneladas na campanha anterior”, os comerciantes e o sindicato dos agricultores afirmam a queda é consequência do embargo às exportações dos portos ucranianos do Mar Negro e aos ataques Russos aos portos do rio Danúbio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kiev e Londres viabilizam desconto para seguro de guerra no mar Negro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião