Costa Silva leva crise política à Web Summit e deixa mensagem de confiança aos investidores

O ministro da Economia e do Mar encerrou a edição deste ano da Web Summit, deixando uma mensagem de confiança aos investidores depois da crise política aberta com a queda do Governo.

No último dia da cimeira tecnológica, a crise política nacional aberta com a demissão do primeiro-ministro chegou ao palco da Web Summit. António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, encerrou o evento e deixou uma mensagem de confiança aos investidores internacionais.

“O país vive uma crise política”, disse António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, “ninguém está acima da lei”, numa referência ao caso de justiça que levou à demissão do primeiro-ministro e à queda do Governo liderado pelo PS.

“Iremos encontrar o nosso caminho”, continuou o governante. Deixou ainda uma mensagem aos investidores: “Somos um país seguro.”

E seguro para os investidores mesmo num país à beira de eleições antecipadas, marcadas para 10 de março. Os maiores partidos políticos, lembra o ministro, têm uma visão pró-europeia, “partilhando uma visão comum sobre o investimento estrangeiro”.

Em palco, o governante deixou também uma mensagem de apoio à organização da Web Summit, cimeira que assistiu este ano a uma forte debandada das tecnológicas depois de o antigo CEO, Paddy Cosgrave, ter classificado a atuação de Israel depois do ataque do Hamas de “crimes de guerra”. Chegou a temer-se que a cimeira tecnológica não se realizasse.

“A Web Summit 2023 foi um enorme sucesso”, considerou o ministro da Economia, elencando os mais de 70 mil participantes, os 900 oradores, 300 parceiros, 900 investidores e 2.600 startups.

“A Web Summit foi criada para as startups e para o empreendedorismo”, destacou, realçando o “ativo ecossistema nacional” com mais de 4.000 startups e 300 incubadoras.

Costa Silva destacou a capacidade de atração do país para a instalação de empresas nos últimos anos, tendo ainda destacado as alterações feitas recentemente à Lei das Startups e ao regime fiscal das stock options para atrair mais empresas e talento para o país. Medidas que, lembra, estão a ser afinadas para aumentar a sua eficácia.

(Última atualização às 17h17)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa Silva leva crise política à Web Summit e deixa mensagem de confiança aos investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião