Cofidis muda venda de seguros para o grupo Ageas

A empresa de crédito a particulares, com 1 milhão de clientes em Portugal, fez acordo para passar a vender exclusivamente produtos Médis e Ageas Seguros.

A Cofidis, instituição financeira especializada no crédito ao consumo à distância, acaba de assinar com o Grupo Ageas Portugal um acordo de exclusividade para a venda de seguros não associados ao crédito por um período de 5 anos. No entanto, a financeira manterá, através da seguradora ACM, a relação com Crédit Mutuelle Aliance Féderale – que é a sua principal acionista – na área dos seguros de Vida associados aos produtos de crédito, ou seja, os seguros de proteção ao crédito que estão associados ao core da sua atividade.

João Freitas: “O objetivo é que os seguros tenham um contributo relevante para a sustentabilidade do nosso negócio, equilibrando o peso com os produtos de crédito”.

 

O acordo com o Grupo Ageas Portugal respeita a seguros Não Vida e o seu início termina as atuais parcerias com a MetLife e a Chubb. “Vamos manter a carteira atual de clientes, mas os novos contratos serão com os produtos da Ageas, à medida que forem sendo colocados no mercado”, afirmou ao ECOseguros João Freitas, diretor de Inovação e Criação de Valor da Cofidis.

A parceria com o Grupo Ageas vai abranger produtos da Ageas Seguros como Automóvel, Casa, Vida, Animais, Acidentes Pessoais, Viagem e outros que serão lançados de forma faseada em 2024, e também no ramo Saúde, tendo já arrancado a distribuição de produtos Médis. A Cofidis admite parcerias pontuais, posteriormente, apenas para produtos que a Ageas não comercialize.

Quanto a objetivos, João Freitas considera que a tendência do peso total dos seguros no volume de negócios da Cofidis é de crescimento. “O objetivo é que os seguros tenham um contributo relevante para a sustentabilidade do nosso negócio, equilibrando o peso com os produtos de crédito, e em alinhamento com a nossa estratégia de entregar uma oferta completa e integrada aos nossos clientes”, diz o gestor.

O acordo vai começar com os produtos standard do grupo, mas “é perspetiva comum com a Ageas que, a partir de 2º ano, ambas as companhias se possam focar na experimentação de novos produtos e num serviço ao cliente integrado, que traga mais conforto, segurança e tranquilidade para a vida financeira dos nossos clientes”, refere João Freitas.

Sobre as atuais parcerias com a Metlife e Chubb, a Cofidis vai manter a carteira atual de Clientes, mas os novos contratos serão já com os produtos da Ageas, à medida que forem sendo colocados no mercado.

A Margem, mediadora Cofidis para os seguros automóvel, que faturou 730 mil euros em 2022, enquadra-se – segundo João Freitas – na aquisição que a Cofidis Portugal fez do Banif Mais em 2015. “Também aqui o objetivo é manter a carteira de clientes ativa, mas comercializar os novos seguros auto com a Ageas, assim que o produto seja disponibilizado no âmbito da parceria”, afirma.

“Acreditamos que a partilha de know how das duas empresas oferecerá ao mercado soluções mais completas, e que, juntos, construiremos um futuro financeiro melhor para todos”, conclui João Freitas.

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