“Já fizemos muito em matéria de taxas de juro”, diz Lagarde

Apesar de alertar para a ainda elevada taxa de inflação na Zona Euro, a presidente do Banco Central Europeu considera que o caminho do banco central não é, pelo menos para já, subir as taxas de juro.

Apesar de a inflação na Zona Euro ter passado de uma taxa homóloga de 10,6% em outubro do ano passado para 2,9% em outubro deste ano, Christine Lagarde alerta que ainda há muito por fazer para alcançar o objetivo de médio prazo do Banco Central Europeu para a taxa de inflação de 2%.

“A batalha ainda não terminou, e certamente que não estamos a declarar vitória”, referiu a presidente do BCE esta sexta-feira na abertura do Euro20Plus, promovido pelo Bundesbank. No entanto, considera que o BCE já fez “muito em matéria de taxas de juro”, lembrando que desde julho do ano passado subiu as taxas diretoras em 450 pontos base.

Por essa razão, Lagarde considera que, “dado o momento atual e a quantidade de munições que utilizamos [para combate contra inflação], podemos agora apenas observar muito atentamente o efeito dessas medidas na economia”. Todavia, a presidente do BCE não tem dúvidas de que o controlo dos preços será alcançado. “Posso-vos assegurar que vamos vencer esta batalha contra a inflação”, diz.

Lagarde voltou a frisar o grande desafio que existe em coordenar uma política monetária comum entre os 20 Estados-membros da Zona Euro e a política orçamental individual de cada país, e lembrou a necessidade de as duas políticas andarem de mãos dadas para um efetivo combate da inflação no espaço da moeda única.

Lagarde alerta para os riscos dos criptoativos

É sabido que Christine Lagarde não é adepta do universo dos criptoativos. E isso voltou a ser frisado pela presidente do BCE em resposta a uma questão sobre o tema por um dos presentes na plateia.

O que temos visto nos últimos nove meses com a Luna, a Terra, a FTX e agora com a Binance prova que as criptos são ativos altamente especulativos, mas as pessoas poderão querer investir se estiverem disponíveis para perder tudo. Mas também podem ser usados como um dispositivo maléfico para pagar por operações sancionadas criminalmente e que não são aceitáveis”, disse.

Lagarde mostra-se também preocupada com “o nível de ódio que está ligado à comunidade de cripto”. A presidente do BCE considera que “as pessoas são livres de investir o seu dinheiro e de especular o que quiserem, mas não deviam ser livres de participar em negociações e negócios criminalmente sancionáveis, e não deviam insultar aqueles que argumentam isto”.

“E encorajo-vos a pesquisar sobre o acordo de 4,3 mil milhões de dólares que a Binance fez com a reserva federal de supervisão dos EUA, e porque o CZ [Changpeng Zhao, CEO e fundador da Binance] se demitiu da empresa”, ressalvou.

Lagarde revela que chegou a falar com o seu filho sobre os riscos do investimento em criptoativos, apesar de “ele me ignorar por completo”, diz. No entanto, pouco tempo depois, Lagarde refere que o seu filho acabou por perder a quase totalidade do dinheiro que investiu em criptoativos, “acabando por, relutantemente, dar-me razão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Já fizemos muito em matéria de taxas de juro”, diz Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião