Lagarde mais confiante de que manter juros elevados vai “contribuir” para controlar a inflação

Christine Lagarde afirmou que se os juros forem mantidos no nível atual por algum tempo, isso "contribuirá de forma significativa para trazer a inflação de volta" aos 2%.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central EuropeuLusa

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) está mais confiante de que manter o atual nível das taxas de juro por algum tempo vai contribuir para baixar a inflação na Zona Euro. Mesmo assim, diz-se preparada para voltar a agravar o preço do dinheiro se tal se verificar necessário.

“O nível em que estamos atualmente, se o mantivermos por tempo suficiente — e podemos debater isso, naturalmente — contribuirá de forma significativa para trazer a inflação de volta ao nosso objetivo dos 2%. Se ocorrerem choques relevantes, dependendo da natureza dos mesmos, teremos de reavaliar isso”, afirmou Christine Lagarde durante um evento promovido pelo Financial Times.

A inflação na Zona Euro atingiu 2,9% em outubro, o ritmo mais baixo dos últimos dois anos e uma redução significativa face aos 4,3% registados em setembro, nas comparações homólogas. Contudo, a escalada do conflito no Médio Oriente ameaça gerar constrangimentos no setor energético, podendo fazer subir os preços do petróleo, o que poderia deitar por terra as perspetivas do BCE.

“Temos realmente de monitorizar os preços da energia daqui para a frente. Não podemos assumir que esta leitura respeitável de 2,9% [da taxa de inflação na Zona Euro em outubro] é algo que podemos dar como garantido por muito tempo”, afirmou a presidente do banco central, citada pela Bloomberg.

Estas declarações da presidente do BCE surgem algumas semanas depois de o banco central ter decidido, a 26 de outubro, manter a taxa de juro de facilidade permanente de depósito nos 4% pela primeira vez desde que iniciou o ciclo de subida das taxas diretoras no ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde mais confiante de que manter juros elevados vai “contribuir” para controlar a inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião