“Stablecoin” sofre instabilidade e perde ligação ao dólar

Criptomoeda TerraUSD, desenhada para manter um valor equivalente ao do dólar, afundou para os 40 cêntimos de dólar esta quarta-feira, suscitando receios de um colapso.

Chamam-lhe stablecoin, mas estabilidade é algo que os investidores não têm encontrado nesta criptomoeda cujo valor é indexado ao dólar. A TerraUSD afundou para 40 cêntimos de dólar esta quarta-feira, gerando potenciais perdas onerosas para os respetivos detentores e suscitando receios de um colapso total.

Segundo a Bloomberg, o valor de mercado da stablecoin encolheu para 6,5 mil milhões de dólares, sendo que a TerraUSD perde assim a indexação pretendida ao dólar americano. Por sua vez, a Luna, que faz parte do mecanismo de indexação da TerraUSD, desvalorizou 84% nas últimas 24 horas.

Valor da TerraUSD colapsa:

Fonte: CoinMarketCap

Na passada terça-feira, Do Kwon, cofundador da stablecoin, anunciou um plano de recuperação para o token, o que deu algum suporte à criptomoeda.

As stablecoins tradicionais — como o USDT da Tether ou USDC da Circle — dizem oferecer como colateral um cabaz de ativos reais para garantir a indexação ao dólar. O modelo da TerraUSD é diferente e assenta em algoritmos: a moeda pretende manter a sua indexação por meio de uma combinação de equações matemáticas e a negociação ativa.

Em teoria, os investidores podem adquirir uma unidade do token TerraUSD através da compra de 1 dólar em Luna, independentemente do preço associado à stablecoin, já que a medida pretende ajudar a TerraUSD a manter o seu valor perto de 1 dólar. No entanto, desde o fim de semana passado que a stablecoin caiu para os 99 cêntimos de dólar, depois para os 60 cêntimos na segunda-feira e para os 40 cêntimos esta quarta.

A queda desta moeda acompanha a tendência geral de queda no valor dos criptoativos, ações, obrigações, entre outros títulos. A bitcoin já caiu para menos de 30 mil dólares. Ethereum, Cardano, Solana também têm registado perdas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Stablecoin” sofre instabilidade e perde ligação ao dólar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião