Hoje nas notícias: famílias sem casa, Santa Casa e casas pré-fabricadas

  • ECO
  • 27 Novembro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Há famílias a serem sinalizadas às comissões de proteção de menores porque perderam a casa. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contesta a coima de 2,5 milhões de euros que lhe foi aplicada pela Concorrência na sequência da compra do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa. As empresas que vendem casas pré-fabricadas têm de cobrar IVA. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional desta segunda-feira.

Há famílias sinalizadas às comissões de proteção porque perderam a casa

As comissões de proteção de crianças e jovens em perigo (CPCJ) da Amadora, Sintra Oriental e Lisboa Centro têm famílias sinalizadas não porque os pais constituem um perigo para os filhos, mas porque perderam a casa onde viviam. As situações atingem, sobretudo, famílias monoparentais que, antes de ficarem sem nada, estavam a viver em quartos porque há algum tempo que não conseguiam pagar a renda de uma casa.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Santa Casa da Misericórdia contesta multa de 2,5 milhões da Concorrência

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) contesta a coima de 2,5 milhões de euros que lhe foi aplicada pela Autoridade da Concorrência (AdC), na sequência da compra do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa sem aviso prévio ao regulador. Na passada quarta-feira, 22 de novembro, já houve uma audiência no Tribunal da Concorrência, em Santarém.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Empresas que vendem casas pré-fabricadas têm de cobrar IVA

A importação e venda de casas móveis ou modulares destinadas ao consumidor final estão sujeitas à taxa de IVA de 23%, de acordo com uma orientação da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Nos casos em que isso não aconteça devem ser comunicados aos serviços de Finanças para ser feita uma fiscalização, avisa o Fisco.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Pedro Nuno Santos garante que vai executar Orçamento de Costa

Pedro Nuno Santos garante que, se vencer as eleições legislativas antecipadas, está preparado para executar o Orçamento de Estado (OE) preparado pelo atual Executivo. “O Orçamento vai ser aprovado e a partir de março continuará a ser executado”, afirmou o candidato a secretário-geral do PS. No espaço de comentário que tinh na SIC, o socialista deixou algumas críticas ao OE, defendendo que a redução da dívida pública podia ter sido feita de forma diferente, nomeadamente ao aproveitar a margem para aumentar os médicos e, “de forma faseada, repor o tempo de serviço dos professores”.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Inflação não trava viagens de Natal e fim de ano

A procura por viagens para a época de Natal e Ano Novo subiu face ao ano passado, com os aumentos a chegarem aos 30% em algumas agências. Em Portugal, a Madeira continua a ser um dos destinos de eleição, com o Norte também a crescer. Lá fora, Brasil, Nova Iorque (EUA) e Dubai são as principais tendências.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: famílias sem casa, Santa Casa e casas pré-fabricadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião