5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 30 Novembro 2023

Tem início a 28.ª conferência do clima e termina o prazo para pagar a última prestação do IMI. INE e Eurostat divulgam vários indicadores.

Esta quinta-feira tem início a COP28, a conferência do clima, onde Portugal conta pela primeira vez com um pavilhão. Já na comissão parlamentar de Economia decorrem as audições de Ana Vieira da Mata e Sandra Maximiano, indigitadas para as presidências dos conselhos de administração da ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) e Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações), respetivamente. É também no dia de hoje que termina o prazo para pagamento da última prestação do IMI.

Como evoluíram os preços em novembro?

O dia desta quinta-feira fica marcado pela divulgação de um conjunto de indicadores pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A uma estimativa rápida quanto ao índice de preços no consumidor para o mês de novembro, junta-se outra sobre a atividade turística em outubro. O INE dá ainda a conhecer as contas nacionais trimestrais, relativas ao terceiro trimestre.

Termina prazo para pagamento da última prestação do IMI

Termina hoje o prazo para pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Para os proprietários em que o valor do IMI se situe entre 100 e 500 euros, foi possível liquidar o imposto em duas prestações, em maio e novembro. Já para os casos em que o imposto seja superior a 500 euros, foi possível liquidá-lo em três prestações, em maio, agosto e novembro. Os contribuintes podem pagar a última prestação até ao fim do dia.

Eurostat divulga dados sobre inflação e desemprego

O Eurostat divulga esta quinta-feira a evolução dos preços ao nível da região da moeda única relativa ao mês de novembro (1.ª estimativa), bem como dados sobre o desemprego registado durante o mês de outubro. Em outubro a inflação na Zona Euro recuou para 2,9%, tendo Portugal (3,2%) ficado acima da média europeia.

Início da COP28

É neste dia que se dá início à 28.ª Conferência das Partes (COP28), a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, que decorre no Dubai até dia 12 de dezembro. Portugal marca presença na COP com um pavilhão em nome próprio pela primeira vez, estando presentes empresas como a EDP, Iberdrola ou Fidelidade.

Audição das líderes da ANAC e da Anacom no Parlamento

O dia desta quinta-feira também fica marcado pelas audições na comissão parlamentar de Economia de Ana Vieira da Mata, indigitada para o cargo de presidente do Conselho de Administração da ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) e de Sandra Maximiano, indigitada para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações). Com este agendamento, o Parlamento tenta acelerar as nomeações antes da queda do Executivo liderado por António Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião