Sonae recebe 42 milhões com venda de 50% da Universo ao Bankinter

Está concluída a joint-venture entre a Sonae e o Bankinter com a venda de 50% da unidade de crédito ao consumo Universo aos espanhóis por 42 milhões. Alberto Ramos e Luís Reis lideram parceria.

Está consumada a joint-venture entre a Sonae e o Bankinter Consumer Finance no Universo, com a retalhista portuguesa a receber 42 milhões de euros pela venda de 50% da unidade de crédito ao consumo ao banco espanhol, acima dos 19 milhões indicados inicialmente.

“Esta diferença resulta de um aumento de capital realizado pela Universo com o objetivo de absorver a sua carteira de crédito que será adquirida ao Banco CTT, assim como financiar o seu crescimento futuro. Esta operação gerou uma mais-valia para a Sonae no valor de cerca de 12 milhões de euros”, segundo comunicou a Sonae esta quinta-feira ao mercado.

Foi há quase um ano que as duas entidades anunciaram esta parceria, que se encontrava dependente das autorizações das autoridades, incluindo da Comissão Europeia, que avalizou a operação no verão.

A nova joint-venture será assim co-controlada pela Sonae e pelo Bankinter Consumer Finance e “gerida por uma equipa experiente e reconhecida no setor”, segundo dizem as duas entidades em comunicados separados. Alberto Ramos, country manager do Bankinter em Portugal, será o presidente do conselho de administração, enquanto Luís Reis, administrador financeiro da Sonae, assumirá as funções de CEO.

Na sequência desta transação, a Sonae desconsolidou a sua participação de 100% na Universo, com os restantes 50% a serem agora consolidados através do método da equivalência patrimonial.

Do lado do Bankinter, salienta-se a estratégia de crescimento da Universo na “aposta na criação de uma empresa líder no crédito ao consumo no mercado nacional e com potencial de internacionalização, disponibilizando uma oferta alargada de soluções diferenciadoras”.

O volume de negócios da Universo atingiu 30 milhões de euros em 2022 e 36 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae recebe 42 milhões com venda de 50% da Universo ao Bankinter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião