Câmara de Coimbra vai construir 268 casas de habitação social até 2026

Candidatura para aquisição de terrenos e construção de 268 fogos na Quinta das Bicas aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. Investimento ascende a 38,5 milhões, via PRR.

A Câmara Municipal de Coimbra vai construir mais 268 casas de habitação social até 30 de março de 2026, num investimento de quase 38,5 milhões de euros, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A candidatura para a aquisição de terrenos e construção destes fogos na Quinta das Bicas, através do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, foi agora aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), avançou a autarquia liderada por José Manuel Silva.

“Com as 268 casas, que vamos construir, vão ser mais 268 famílias a viver em melhores condições de habitabilidade”, começa por sublinhar a vereadora com o pelouro da habitação, Ana Cortez Vaz, citada em comunicado. “Este é um passo histórico para continuar a colmatar os problemas de habitação das populações mais carenciadas e mais frágeis”, sustenta a vereadora do executivo eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Aliança, RIR e Volt).

Já na reunião do executivo de 18 de setembro foi aprovada a aquisição de 30 lotes na Quinta das Bicas à Caixa Económica Montepio Geral por quatro milhões de euros, financiados através desta candidatura ao PRR. A propriedade ocupa uma área total de 26 mil metros quadrados.

Com as 268 casas que vamos construir, vão ser mais 268 famílias a viver em melhores condições de habitabilidade.

Ana Cortez Vaz

Vereadora com pelouro da habitação da Câmara Municipal de Coimbra

O município de Coimbra inscreveu a habitação e ação social no topo das prioridades do orçamento para 2024 com uma dotação na ordem dos 45,9 milhões de euros (+29,3%). Destacam-se os elevados investimentos plurianuais no âmbito do “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação” cofinanciado pelo PRR.

“Neste contexto, evidenciam-se os acordos de colaboração celebrados com o IHRU com previsão de investimento de 60 milhões de euros, estando já em execução e em fase de candidaturas e aprovação das mesmas”, destacou a Câmara de Coimbra na altura de apresentação da proposta de orçamento na reunião do executivo realizada a 27 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Coimbra vai construir 268 casas de habitação social até 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião