PS à frente em nova sondagem. Socialistas pouco sensíveis a novo líder

  • Francisca Pinto Goncalves
  • 7 Dezembro 2023

Inquiridos mostram-se indiferentes face à liderança do PS, partido à frente do PSD de Luís Montenegro quer com José Luís Carneiro ou Pedro Nuno Santos na liderança.

A sondagem Expresso/SIC indica que o Partido Socialista é o partido com maior intenção de voto e que sem o Chega, a esquerda (PS, Bloco e PCP) tem mais votos do que a direita do PSD, IL e CDS, 38% ou 39% e 33%, respetivamente, após a atribuição dos votos dos indecisos (17%) e excluindo os que tencionam abster-se de votar, avança o jornal Expresso.

No inquérito, realizado pelo ICS-ISCTE, os inquiridos mostraram intenções de voto semelhantes quer o líder do PS seja Pedro Nuno Santos quer seja José Luís Carneiro, contando com 30% e 29% dos votos, respetivamente. Ambos os cenários ultrapassam o Partido Social-Democrata de Luís Montenegro que conta com 25% de intenções de voto, caso José Luís Carneiro assuma a liderança do PS, e 26% se for Pedro Nuno Santos. Considerando a margem de erro de 3,5% da sondagem, a votação máxima do PSD (29,5%) é superior à mínima do PS (25,5%).

Já o Chega conta com 15% de intenções de voto, enquanto a Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda aparecem empatados – a IL com 6% intenção de voto e o BE 5% (com José Luís Carneiro na liderança do PS e 6% com Pedro Nuno Santos).

A CDU surge com 3% de intenção de voto – e mais um ponto percentual com Pedro Nuno Santos na liderança do PS –, o PAN conta com 3% e o CDS-PP e o Livre com 2% do voto, com vantagem se for José Luís Carneiro na liderança.

A sondagem foi coordenada por uma Equipa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o trabalho de campo realizado entre os dias 18 e 27 de novembro pela Gfk Metris. As informações foram recolhidas através de contactos diretos a 3.163 lares elegíveis e obtidas 803 entrevistas válidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS à frente em nova sondagem. Socialistas pouco sensíveis a novo líder

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião