Há quase 800 mil estrangeiros em Portugal. 30% são brasileiros
A maioria dos estrangeiros a viver em Portugal é proveniente de países fora da União Europeia (UE). Os brasileiros são os mais numerosos, seguidos dos britânicos, cabo-verdianos, italianos e indianos.
A população estrangeira residente em Portugal aumentou em 2022 pelo sétimo ano consecutivo. Segundo a Pordata, 798.480 cidadãos estrangeiros residiam no país no final do ano passado, mais 12,4% do que em 2021, quando viviam em território nacional 710.469.
O aumento da população estrangeira é um fenómeno que se verifica desde 2016, altura em que os números estavam abaixo das 400 mil pessoas. No espaço de uma década, a população estrangeira em Portugal quase duplicou, destacando-se o crescimento de mais de 110 mil estrangeiros entre 2018 e 2019.
O relatório divulgado esta segunda-feira pela Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), revela que 76% dos estrangeiros residentes em Portugal são provenientes de países fora da União Europeia (UE): em cada dez estrangeiros a viver em Portugal, apenas dois são oriundos de um Estado-membro da UE e oito são provenientes de fora do bloco comunitário.
Entre os estrangeiros em Portugal, há mais homens e jovens: 6 em cada 10 têm entre 15 e 44 anos. Comparando com a idade mediana dos portugueses, que é de 48 anos, a idade mediana da população estrangeira é menor 11 anos, fixando-se nos 37 anos.
Em relação aos restantes Estados-membros, Portugal é o 10.º país da União com menor proporção de estrangeiros. A Pordata cita dados do Eurostat, que indicam que Luxemburgo (47%) e Malta (21%) estão no topo dos países da UE com mais estrangeiros, enquanto a Roménia, Croácia, Eslováquia, Polónia, Lituânia e Bulgária têm uma população estrangeira inferior a 2%.
Segundo o relatório, as nacionalidades mais representadas são as oriundas do Brasil (29,3%), seguido de Reino Unido (6%), Cabo Verde (4,9%), Itália (4,4%) e Índia (4,3%). No ano passado, foram concedidas 143 mil novas autorizações de residência, o valor mais elevado desde 2008.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há quase 800 mil estrangeiros em Portugal. 30% são brasileiros
{{ noCommentsLabel }}