Imigrantes dão excedente de 1.600 milhões à Segurança Social

  • ECO
  • 18 Dezembro 2023

Os imigrantes pesam 7,5% no total da população, sendo que este foi “o valor mais elevado de sempre”, de acordo com o Observatório das Migrações.

Os imigrantes contribuíram com 1.861 milhões de euros para a Segurança Social em 2022, enquanto só beneficiaram de cerca de 257 mil euros em prestações sociais. Desta forma, verificou-se um saldo positivo das contribuições dos imigrantes de 1.600 milhões de euros no ano passado, noticia o Público.

Os imigrantes pesam 7,5% no total da população, sendo que este foi “o valor mais elevado de sempre”, de acordo com o Observatório das Migrações, responsável pelo relatório com estes novos dados. É quase o dobro do que em 2019, quando representavam 5,7% da população residente. Já o peso entre os contribuintes do sistema de Segurança Social subiu para 13,5%.

O mais recente relatório do Observatório das Migrações indica ainda que continuou a tendência de os estrangeiros terem maior capacidade contributiva que os nacionais, sendo que em 2022 foram 87 contribuintes por cada 100 residentes, enquanto para os portugueses são 48 contribuintes por cada 100.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imigrantes dão excedente de 1.600 milhões à Segurança Social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião