Países da UE “desperdiçam” 4 mil milhões em vacinas Covid

Foram deitadas ao lixo cerca de 215 milhões de doses contra a Covid na UE. Entre os Estados-membros, a Estónia é o país onde ocorre o maior desperdício, seguida pela Alemanha e pela Eslovénia.

Desde que as primeiras vacinas contra a Covid-19 começaram a ser administradas, os Estados-membros da União Europeia (UE) deitaram ao lixo, pelo menos, 215 milhões de doses de vacinas, o que representa um custo de cerca quatro mil milhões de euros, de acordo com uma análise do Politico (acesso livre, conteúdo em inglês).

Desde o final de dezembro de 2020, os Estados-membros, através dos contratos conjuntos assinados pela Comissão Europeia, receberam, no seu conjunto, 1,5 mil milhões de doses de vacinas contra a Covid, isto é, mais de três para cada pessoa na Europa. E, se no início chegaram a “conta-gotas e foram disputadas, com a normalização da situação epidemiológica e o facto de a Covid passar a ser tratada como qualquer outra doença, as taxas de inoculação tem perdido aderência.

De acordo com o Politico, foram deitadas ao lixo cerca de 215 milhões de doses contra a Covid na UE. Entre os Estados-membros, a Estónia é o país onde ocorre o maior desperdício, com mais de uma dose por habitante, seguida da Alemanha, que também deitou fora o maior volume bruto de vacinas (0,98 por cada habitante) e a Holanda (0,91 por cada habitante).

Quanto a Portugal, foram deitadas ao lixo, pelo menos, 3,5 milhões de doses até fevereiro deste ano, o que tem um custo potencial de cerca de 54,5 milhões de euros para os cofres do Estado, tal como revelou a auditoria do Tribunal de Contas. Contas feitas, em Portugal foram desperdiçadas 0,33 doses por cada habitante. O país está na 14.ª posição.

O jornal explica ainda que estes cálculos baseiam-se em dados de 19 países europeus, dos quais 15 os respetivos governos forneceram dados e em quatro os volumes foram divulgados na comunicação social, tal como sucedeu com Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Países da UE “desperdiçam” 4 mil milhões em vacinas Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião