Hoje nas notícias: IVA Zero, Farfetch e Via Verde
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Afinal, o IVA Zero vai manter-se por mais uns dias, ficando em vigor até 4 de janeiro. Na Farfetch, após o longo processo para tentar salvar a empresa da insolvência, o fundador vem pedir desculpa aos trabalhadores. Já a Via Verde foi absolvida das acusações da ACP, devido às mudanças que aplicou aos serviços no ano passado. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.
Governo recua e prolonga IVA zero até 4 de janeiro
O Governo decidiu adiar o fim do IVA Zero, medida que isenta de IVA um cabaz de 46 produtos alimentares essenciais, de 31 de dezembro para 4 de janeiro. OS retalhistas reivindicavam que a medida fosse prolongada até 10 de janeiro, mas já se congratulam com esta extensão: “Estamos muito satisfeitos porque o Governo reconheceu a necessidade de o fazer”, disse o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).
José Neves pediu desculpa aos trabalhadores da Farfetch
Depois de já ter sido fechado um acordo de “resgate” para evitar a falência da Farfetch, o fundador da empresa pediu desculpa aos trabalhadores por não os ter mantido a par do que se ia passando e pelas perdas que também vão suportar. “Só posso pedir desculpa por causar-vos alguma preocupação e pelo facto de não termos sido capazes de vos manter a par antes desta saída”, disse José Neves, acrescentando que “os acionistas – incluindo os trabalhadores que detêm capital – não obterão qualquer valor dos seus títulos, tenham ou não já sido adquiridos e convertidos”.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Tribunal absolve Via Verde na queixa do ACP
O Automóvel Club de Portugal (ACP) tinha feito uma queixa contra a Via Verde por causa das alterações introduzidas nos serviços no ano passado, mas o Tribunal de Cascais considerou que a ação é “totalmente improcedente”. Para o Tribunal, as mudanças “não configuram qualquer ação ou omissão enganosa”, pelo que a Via Verde “cumpriu a lei nas mudanças introduzidas”. Após esta decisão ainda pode, no entanto, haver recurso.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).
Miranda do Douro processa Estado se IMI das barragens da EDP ficar por cobrar
O prazo limite para o fisco liquidar o IMI das barragens de Miranda e de Picote, que fazem parte das seis barragens vendidas pela EDP ao consórcio francês que ficam no rio Douro, é 31 de dezembro. Se este IMI caducar e ficar por cobrar, o município de Miranda do Douro admite avançar com uma ação contra o Estado.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso condicionado).
Recorde de carros nos acessos ao Porto e a Lisboa
O número de carros a circular está a disparar, sendo que depois de em 2022 o tráfego médio diário nas autoestradas ter sido o mais alto desde 2008, nos primeiros nove meses deste ano já ultrapassou o valor do ano passado. A circulação média diária nas autoestradas entre janeiro e setembro deste ano aumentou 10% face ao registo médio de tráfego de todo o 2022.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: IVA Zero, Farfetch e Via Verde
{{ noCommentsLabel }}