Horta Osório em “parceria” com Warburg Pincus para comprar Altice Portugal

António Horta Osório vai ser mais que um conselheiro na oferta de Warburg pelos ativos portugueses da Altice, que supera os 6 mil milhões de euros, avança o Financial Times.

A private equity americana Warburg Pincus associou-se ao ex-presidente do Credit Suisse, António Horta Osório, numa oferta de mais de 6 mil milhões de euros pelos ativos de telecomunicações da Altice Portugal, noticiou esta quarta-feira o Financial Times, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Horta Osório, ex-CEO do Lloyds Banking Group, deixou o Credit Suisse no ano passado depois de perder o apoio do board por ter incumprido as regras de quarentena do coronavírus. Desde então, o português de 59 anos assumiu funções de consultoria no banco italiano Mediobanca e na empresa de private equity Cerberus, mas manteve-se principalmente discreto, sublinhou o FT.

Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, Horta Osório vai ser mais que um conselheiro na oferta de Warburg, numa “parceria” na qual poderá desempenhar um papel no negócio se este for comprado, embora isso ainda não tenha sido decidido.

Horta Osório geriu os negócios do Santander em Portugal no início dos anos 2000, quando a Portugal Telecom, que mais tarde foi comprada pela Altice, era um grande cliente.

A Altice está a receber ofertas para o seu negócio de telecomunicações em Portugal até ao início de janeiro e recebeu interesse de vários intervenientes do setor e de fundos de private equity, incluindo o grupo norte-americano Apollo, disseram pessoas familiarizadas com o assunto ao FT.

O leilão da Altice Portugal faz parte de um esforço mais alargado liderado por Patrick Drahi, o bilionário proprietário da Altice, para vender ativos para reduzir a sua dívida de 60 mil milhões de dólares, num contexto de preocupações com taxas de juro mais elevadas.

Drahi sinalizou que está aberto à venda de várias partes do seu império de telecomunicações e media, que inclui ativos na França, Israel e nos EUA, à medida que enfrenta o pagamento de dívidas nos próximos anos.

A Altice anunciou em novembro que concordou em vender uma participação maioritária na sua unidade francesa de data centers à Morgan Stanley, e também pretende se desfazer da empresa de publicidade em vídeo online Teads.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Horta Osório em “parceria” com Warburg Pincus para comprar Altice Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião