Sword Health realiza piloto para fisioterapia à distância com a Unidade Local de Saúde São João
Cerca de 300 utentes poderão, durante cerca de seis meses, realizar em casa os seus tratamentos de fisioterapia. Projeto surge no âmbito da Agendas Mobilizadoras de Inovação do PRR.
A Sword Health vai realizar um projeto-piloto de telefisioterapia com a Unidade Local de Saúde São João, entidade que agrega, a partir de janeiro, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o ACES Porto Oriental e o ACES Maia/Valongo. O piloto irá decorrer durante seis meses junto a cerca de 300 utentes.
“Cabe à direção executiva do SNS apoiar e estimular a integração de soluções inovadoras que permitam aumentar o acesso e a comodidade dos utentes. Está na altura de o SNS assumir também a sua missão de verdadeiro mostrador de tecnologias ao serviço dos utentes. Esta parceria é um bom exemplo disso: juntar o que melhor se faz no empreendedorismo português, com o que de melhor se faz na prestação de cuidados de saúde no SNS”, diz Fernando Araújo, diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, citado em comunicado.
O projeto-piloto de telerreabilitação é dirigido ao “utente pós-cirúrgico, acompanhado no serviço de Medicina Física e Reabilitação em contexto hospitalar, e ao utente com doença musculoesquelética crónica, de foro degenerativo, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários“, pode ler-se em comunicado. O objetivo é “melhorar o acesso aos tratamentos de reabilitação e promover exercícios monitorizados à distância.”
Criado a partir do Center for Responsible AI, consórcio focado na criação de produtos com base em inteligência artificial (IA), no âmbito das Agendas Mobilizadoras de Inovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), do qual o Centro Hospitalar Universitário de São João e a Sword Health fazem parte, o projeto-piloto tem uma duração prevista de seis meses, estimando-se que chegue a cerca de 300 utentes referenciados para, de acordo com os protocolos clínicos, realizarem os seus tratamentos de reabilitação em casa.
“É com enorme satisfação que integramos este projeto da direção executiva do SNS. Acreditamos que esta parceria vai contribuir para democratizar o acesso a uma terapia de alta qualidade e alta intensidade, reduzindo tempos de espera. Com a capacidade tecnológica de empresas como a Sword Health será possível escalar e impactar positivamente sistemas de saúde como o português”, afirma André Eiras, diretor de expansão Internacional da Sword Health, citado em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sword Health realiza piloto para fisioterapia à distância com a Unidade Local de Saúde São João
{{ noCommentsLabel }}