França vai cortar nos apoios à compra de carros elétricos a partir de 1 de janeiro

Depois de a Alemanha ter dado por terminado o apoio à compra de carros elétricos, França avança com cortes nos subsídios à mobilidade "verde" a partir do próximo ano.

Depois da Alemanha, o governo francês vai cortar nos apoios à compra de carros elétricos a partir de 1 de janeiro. De acordo com a notícia avançada pelo Les Echos, esta terça-feira, a redução será de 1.000 euros, encolhendo a ajuda estatal de 5.000 euros para 4.000 euros para os franceses cujo rendimento anual seja superior a 25.000 euros.

Ao jornal, fonte governamental indicou que a decisão não afetará as famílias com rendimentos mais baixos e que em 2024 continuarão a ser elegíveis para receber um apoio de 7.000 euros pela compra de um carro 100% elétrico.

Só este ano, os veículos elétricos representaram 17% do total de vendas de automóveis novos em França, um valor acima do antecipado pelo Governo. Por conseguinte, o orçamento total previsto para os apoios à mobilidade elétrica foi ultrapassado em 400 milhões de euros.

A decisão de França sucede àquela adotada pela Alemanha. De acordo com a Reuters, o programa de ajudas para a compra de veículos elétricos naquele país acabou mais cedo do que previsto depois de terem sido distribuídos cerca de 10 mil milhões de euros, desde 2016.

Após uma revisão do orçamento para 2024, que obrigou a um corte de 60 mil milhões de euros a mando do Tribunal Constitucional, o governo de Olaf Sholtz viu-se obrigado a arquivar alguns programas destinados a acelerar a transição ecológica da Alemanha. Um deles será o apoio à mobilidade elétrica cujos últimos cheques começaram a ser distribuídos no passado dia 18 de dezembro, não estando prevista a abertura de um novo concurso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França vai cortar nos apoios à compra de carros elétricos a partir de 1 de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião