Espanha vai prolongar por seis meses medidas para mitigar a crise energética

Conselho de Ministros desta quarta-feira deverá aprovar extensão até junho de medidas de apoio decretadas em 2022.

O governo espanhol deverá prolongar por mais seis meses as medidas de apoio adotadas em 2022, ano marcado pela crise energética na Europa, uma escalada da inflação e o início da guerra na Ucrânia.

De acordo com a notícia avançada esta terça-feira pelo El País, as medidas terminam a sua vigência a 31 de dezembro mas na próxima reunião de Conselho de Ministros, dia 27 de dezembro, a decisão deverá ir no sentido de aprovar uma prorrogação por mais seis meses, indo em sentido contrário com aquilo que a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu têm vindo a defender.

A notícia indica que o governo de coligação ainda está a negociar quais destas medidas – e em que moldes é que passarão a vigorar – serão incluídas no decreto-lei, cuja duração deverá ser prolongada até junho, seguindo a lógica dos decretos anteriores. No pacote original de apoios, o governo de Sánchez aprovou medidas de reduções de impostos sobre a energia, transportes e ajudas setoriais, à semelhança de Portugal.

Segundo o jornal, as medidas sem custos fiscais devem ser mais prováveis de avançar, nomeadamente, os apoios anti-despejo, as medidas que impedem a suspensão do fornecimento de eletricidade, a extensão da tarifa social da eletricidade ou a proibição de despedimentos em empresas que tenham beneficiado de ajudas do Estado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha vai prolongar por seis meses medidas para mitigar a crise energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião