Empresa saudita na corrida à Altice na “lista negra” de fundo de pensões da Noruega

A Saudi Telecom é uma das 12 empresas excluídas da lista de investimentos do fundo de pensões da Noruega KLP.

A Saudi Telecom é uma das empresas colocadas na “lista negra” do fundo de pensões norueguês KLP, na sequência de uma revisão realizada pelo Fundo e que resultou na exclusão de 12 empresas do Golfo Pérsico, onde se inclui a empresa de telecomunicações na corrida à compra dos ativos da Altice em Portugal.

O fundo de pensões da Noruega anunciou hoje a exclusão de 12 títulos cotados no Golfo Pérsico, avaliadas em 15 milhões de dólares, avança a Reuters.

A Saudi Telecom é uma das seis operadoras excluídas pelo fundo da Noruega, que desinvestiu ainda em cinco empresas do setor imobiliário e a petrolífera Saudi Aramco.

O fundo, que gere ativos avaliados em 70 mil milhões de dólares, justifica a exclusão destes títulos com o facto de identificar o risco destes países autoritários exercerem vigilância e censura através destas empresas de telecomunicações, com a ajuda do desenvolvimento da inteligência artificial.

A Saudi Telecom está na lista de potenciais compradores dos negócios da Altice Portugal, num momento em que procura expandir o negócio na Europa.

Após ter sido noticiado o interesse da empresa saudita nos ativos da dona da Meo, já surgiram outras empresas na corrida pela companhia detida por Patrick Drahi.

Uma das ofertas concorrentes estará a ser preparada pela private equity americana Warburg Pincus, que se associou ao ex-presidente do Credit Suisse, António Horta Osório, numa oferta de mais de seis mil milhões de euros pelos ativos de telecomunicações da Altice Portugal. Outro potencial interessado na empresa lusa é o multimilionário francês Xavier Niel, juntando-se ao rol de investidores de olho na operação portuguesa do grupo de Drahi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa saudita na corrida à Altice na “lista negra” de fundo de pensões da Noruega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião