Multimilionário francês Xavier Niel quer comprar Altice Portugal

Dono do grupo Iliad expressou interesse em adquirir a operação portuguesa da Altice ao magnata Patrick Drahi.

O multimilionário francês Xavier Niel está entre os interessados na compra da Altice Portugal, juntando-se ao rol de investidores de olho na operação portuguesa do grupo comandado por Patrick Drahi. A notícia foi confirmada esta quarta-feira pela Bloomberg, depois de os primeiros rumores terem sido noticiados em setembro pelo Les Echos.

Xavier Niel é o dono do grupo de telecomunicações Iliad, que detém a operadora francesa Free. O magnata também está a tentar expandir o seu negócio em Itália, através de uma fusão com a subsidiária italiana da Vodafone, recorda a agência de informação financeira. Contactados pela Bloomberg, a Altice e o grupo Iliad não quiseram comentar.

Segundo a agência, a venda da subsidiária da Altice que controla a operadora portuguesa Meo vai entrar em breve numa nova fase: Patrick Drahi irá preparar uma short list de potenciais compradores já no início de 2024.

Entre os interessados já conhecidos, além de Niel, estão a operadora Saudi Telecom, assim como um consórcio que inclui os fundos Warburg Pincus e Zeno Partners e o gestor português António Horta Osório. O fundo norte-americano Apollo também terá expressado interesse na Altice Portugal.

Há, no entanto, um aspeto relevante que poderá significar um entrave à possível venda da Altice Portugal a Niel. De acordo com a Bloomberg, Patrick Drahi já tinha dito que preferiria vender posições nos seus negócios de telecomunicações na Europa a fundos em detrimento de outras operadoras no setor.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multimilionário francês Xavier Niel quer comprar Altice Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião