Galp vai aumentar o preço da eletricidade em 2024
"Não conseguimos acomodar o aumento das Tarifas de Acesso às Redes definidas pela ERSE, pelo que o preço final irá aumentar", indica a empresa.
Os preços da eletricidade praticados pela Galp vão aumentar em 2024, comunicou a empresa aos clientes através de uma mensagem por e-mail, citada pelo Jornal de Negócios.
“Apesar de termos reduzido o preço ao qual adquirimos a eletricidade, não conseguimos acomodar o aumento das Tarifas de Acesso às Redes definidas pela ERSE, pelo que o preço final irá aumentar“, escreveu a empresa, numa carta que data de dia 29 de dezembro.
Contactada pelo Eco/Capital Verde, a empresa preferiu não quantificar o valor médio da subida. Esta decisão acontece depois de, no passado dia 15 de dezembro, o regulador ter definido os preços a aplicar no mercado regulado, definindo também o valor de uma componente fixa do preço da luz que é comum entre o mercado regulado e o mercado livre, no qual se move a Galp: as tarifas de acesso às redes encareceram 316%. Os preços regulados aumentarão 2,9% em 2024 face a 2023, em vez dos 1,9% inicialmente previstos.
A EDP, que anunciou que iria baixar em 21% a componente do preço da luz que está nas mãos dos comercializadores, a Tarifa da Energia, não apresentou também estimativa de qual seria a evolução no preço médio final. Segundo a Deco Proteste, citada pelo Jornal de Notícias, os preços finais praticados por esta energética também deverão aumentar.
Outras elétricas contactadas pelo Capital Verde também não especificam o impacto que a decisão do regulador terá nos seus tarifários. A Endesa adianta apenas que “desde janeiro de 2023, reduziu a sua margem comercial em 38%”, uma política que serve para “amortecer” o impacto do aumento da tarifa de Acesso às Redes.
O CEO da Goldenergy, Miguel Checa, refere apenas que a empresa está “a analisar as tarifas de acesso com o intuito de minimizar o seu impacto no preço final”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp vai aumentar o preço da eletricidade em 2024
{{ noCommentsLabel }}