Pedro Nuno Santos nega ter dado “orientações” sobre compra de ações dos CTT

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Janeiro 2024

O ex-ministro, que na altura da compra das ações dos CTT era responsável pela área, disse que não dá ordens ao Ministério das Finanças e defende que tem de ser o Governo a esclarecer a questão.

Pedro Nuno Santos assegurou esta quarta-feira que não deu “orientações” na compra de ações dos CTT, remetendo esclarecimentos para o Governo e o ministro que tutela a pasta das Finanças, Fernando Medina.

Eu tutelava a pasta, mas não sou eu que dou orientações ao ministro das Finanças nem à Parpública”, afirmou o antigo ministro das Infraestruturas e novo líder do PS, em declarações às televisões no Parlamento, apontando que “tem de ser o Governo a dar esclarecimentos” sobre a matéria.

Em causa está uma notícia do Jornal Económico segundo a qual o anterior Governo, sem o divulgar, instruiu a Parpública a comprar ações dos Correios através de um despacho do então ministro das Finanças, João Leão. Este jornal escreveu que “a compra teve lugar após exigências do Bloco de Esquerda” para aprovar o Orçamento do Estado para 2021.

O Bloco de Esquerda, através da sua coordenadora, Mariana Mortágua, e do líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, já veio negar ter tido conhecimento dessa compra de ações ou ter feito qualquer negociação com o Governo da altura nesse sentido.

O Chega e a Iniciativa Liberal agendaram para quarta e quinta-feira debates na Assembleia da República para obter esclarecimentos sobre a compra de ações dos CTT por parte da Parpública e o PSD exigiu conhecer o despacho das Finanças para a compra de ações dos CTT.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Nuno Santos nega ter dado “orientações” sobre compra de ações dos CTT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião