Montenegro garante que não será “obstáculo” ao lançamento da linha de alta velocidade
Luís Montenegro manifestou abertura em apoiar o Governo demissionário na gestão no lançamento da linha de alta velocidade.
O presidente do PSD garantiu, esta quinta-feira, no podcast Comissão Política, do jornal Expresso, que não será “obstáculo” ao lançamento do concurso público para o primeiro troço da linha de alta velocidade Lisboa-Porto-Soure previsto para 15 de janeiro e que foi aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente a 16 de novembro de 2023.
Segundo o Expresso, o primeiro-ministro demissionário, Antonio Costa, tem reiterado a necessidade de lançar o concurso de modo a Portugal não perder 750 milhões de euros de fundos europeus e já disse que quer abordar o assunto com os líderes do PSD e do PS. Contudo, as reuniões ainda não foram agendadas.
Luís Montenegro manifestou, assim, abertura em apoiar o Governo em gestão nesta matéria. Ao semanário o líder do PSD frisou: “Havendo o perigo de se perderem, de forma irremediável, os 750 milhões de euros que estão aqui em causa, o país merece da nossa parte uma abertura para podermos deixar que um Governo de gestão possa tomar a decisão”.
Tem, contudo, uma dúvida: se se trata apenas do “processo de candidatura ao financiamento europeu ou se é, para além do processo de candidatura, também o lançamento do concurso”.
Interpelado sobre a localização do novo aeroporto, Montenegro assegurou que, se for eleito primeiro-ministro, terá uma decisão célere, garantindo que não tenciona consultar o presidente da ANA – Aeroportos nesta matéria. José Luís Arnaut foi ministro e dirigente do PSD.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro garante que não será “obstáculo” ao lançamento da linha de alta velocidade
{{ noCommentsLabel }}