Propinas, despedimentos e retenção de IRS. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho” conta-lhe tudo o que precisa saber. Esta semana falamos sobre o prémio salarial através do qual o Governo vai devolver as propinas, sobre a evolução do despedimentos coletivos, sobre o aumento das empresas que garantem formação contínua aos trabalhadores e ainda sobre as novas tabelas de retenção na fonte de IRS.
Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
Começamos pelo chamado prémio salarial de valorização da qualificação. O Governo anunciou-o como forma de devolver propinas e fixar jovens. Mas os estrangeiros que trabalhem cá e não tenham estudado em Portugal também têm direito.
Quanto aos despedimentos coletivos, o total registado até novembro já ultrapassa o registado em todo o ano de 2022 e 2021. Nos 11 meses de 2023 analisados, outubro e novembro foram os que registaram maior número de processos, com 49 e 50, respetivamente.
Dos despedimentos para a formação, cerca de 17% das empresas deram ações aos seus trabalhadores. As atividades de formação foram asseguradas principalmente no horário laboral e com o empregador como formador. O custo médio subiu para 394 euros.
Por fim, os impostos. Os trabalhadores dependentes e os pensionistas com salários e reformas até 820 euros vão ficar isentos de retenção na fonte de IRS durante este ano. Isto porque as tabelas que vigoram a partir deste mês contemplam uma subida do patamar mínimo a partir do qual têm de ser feitos descontos mensais, de 762 euros para 820 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Propinas, despedimentos e retenção de IRS. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}