Lovys está na corrida à compra da insurtech Luko

A seguradora online, de João Cardoso, que partiu de Leiria à conquista de França, está na corrida à compra da insurtech francesa Luko. Tem quatro concorrentes: A Allianz e mais três.

Chegou a valer 240 milhões no seu apogeu, mas a Allianz está agora a oferecer 4 euros para ficar com a Luko, uma das mais prometedoras neo seguradoras online, lançada em França em 2018.

João Cardoso, fundador da Lovys. Depois de crescimento orgânico em França, Espanha e Portugal, a insurtech nascida em Leiria quer expansão comprando negócios.

A Luko afirma ter 230 mil apólices ativas após ter angariado 70 milhões de euros junto dos fundos EQT Ventures, Accel, Funders Fund, Speedinvest, Orange Ventures, para além de investidores privados. No entanto, o investimento em duas compras seguidas de empresas e a subida das taxas de juro tornaram difícil encontrar liquidez e financiamentos.

Neste momento o futuro da Luko está em discussão no Tribunal de Comércio de Bobigny, Paris. Face à impossibilidade de honrar dívidas, a própria empresa solicitou intervenção judicial para se manter ativa e o tribunal está a ouvir cinco candidatos à aquisição do negócio. A decisão judicial quanto ao comprador é esperada no final de janeiro.

São para já cinco os candidatos à compra, após os britânicos da Admiral, que detém em França a seguradora direta L’Olivier, se ter posicionado para a aquisição por 14 milhões retirando-se no último momento. A Allianz mantém-se na corrida Chegou a oferecer 8 milhões pela Luko mas baixou esse valor em dezembro passado para quatro (4) euros. Tem a seu favor o querer manter 106 pessoas, 90% da força de trabalho da Luko e é tida como favorita a vencer o negócio.

A corretora Magnolia, especialista em proteção de crédito, como imobiliário, também está a concorrer e ofereceu 40 mil euros. A Leocare aposta em multirriscos habitação e ofereceu 10 euros pela Luko. Allianz, Magnolia e Luko são as que apresentam ofertas mais latas. Já a Laka, um novo fenómeno britânico especializado em seguros para bicicletas, está indicado como potencial comprador com objetivos mais restritos.

A surpresa veio da Lovys, mediadora 100% digital, lançada em 2017 em Leiria pelo empresário português João Cardoso, que em França se desenvolveu oferecendo hoje produtos habitação, animais e smartphone. Entrou depois em Espanha onde vende seguros habitação e depois em Portugal com seguros para Smartphones. Em diferentes rondas agregou investimentos da Portugal Ventures e Maif Avenir e, depois, a NewAlpha a Raise Ventures, Adevinta Ventures e a MS&AD Ventures entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lovys está na corrida à compra da insurtech Luko

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião