Fitch prevê corte de apenas 75 pontos base das taxas do BCE e da Fed este ano

Os analistas da Fitch estão menos otimistas que os investidores em relação a futuros cortes das taxas do BCE e da Fed, com os mercados a anteciparem cortes de 115 e 150 pontos base, respetivamente.

A agência de notação de crédito Fitch antevê uma mudança generalizada do ciclo de política monetária dos principais bancos centrais este ano, mas prevê que essa dinâmica “não ocorra de forma acentuada.”

Os analistas da Fitch antecipam mesmo que 19 das 20 economias do seu “Global Economic Outlook” cortem as taxas de juro das suas economias ao longo de 2024. A exceção deverá ser o Banco de Japão que, segundo as previsões dos especialistas, deverá subir o único país a preço do dinheiro este ano.

Numa nota enviada esta sexta-feira aos seus clientes, a Fitch refere que “as taxas no final deste ano continuarão a ser muito superiores aos níveis anteriores à pandemia de Covid-19”, mas antecipa um corte de 75 pontos base das taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE), Reserva Federal norte-americana (Fed) e do Banco de Inglaterra.

“Na sequência das recentes quedas da inflação e dos comentários dovish da Reserva Federal, a Fitch não prevê novos aumentos das taxas da Reserva Federal, do BCE ou do Banco de Inglaterra neste ciclo de aperto e prevê que cada banco efetue cortes de 75 pontos base até ao final de 2024″, lê-se num comunicado publicado no site da agência de notação.

Desta forma, os analistas da Fitch perspetivam um ritmo mais lento de cortes nas taxas por parte de Christine Lagarde (BCE), Jerome Powell (Fed) e Andrew Bailey (Banco de Inglaterra), do que o antecipado pelos investidores, que atualmente estão a perspetivar um corte de 150 pontos base por parte da Fed, 115 pontos base pelo Banco de Inglaterra e pelo BCE até ao final de 2024.

“Isto reflete a nossa opinião de que a persistência da inflação dos salários e dos preços dos serviços fará com que os bancos centrais sejam cautelosos quanto a cortes demasiado rápidos.”

A agência de notação anunciou também que antecipa apenas cortes cumulativos da Fed, do banco de Inglaterra e do BCE de 200 pontos base, 175 pontos base e 150 pontos base, respetivamente, até ao final de 2025″, sublinhando que não esperam “cortes nas taxas da Fed antes de junho ou julho de 2024.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch prevê corte de apenas 75 pontos base das taxas do BCE e da Fed este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião