Vodafone Portugal decide oferecer 5G a todos os clientes

Período experimental, que tem vindo a ser prorrogado, iria terminar a 31 de janeiro. A Vodafone tomou agora a decisão de que vai manter a rede acessível a todos os clientes sem encargos adicionais.

Os clientes móveis da Vodafone vão continuar a ter acesso à rede 5G “sem encargos adicionais” a partir de 1 de fevereiro, depois do fim do período de “acesso experimental” que decorre desde que a tecnologia começou a ser lançada há cerca de dois anos, anunciou a operadora esta quarta-feira. Isto é, a operadora decidiu que, concluída a campanha, não irá cobrar a mais pelo acesso à quinta geração.

“A partir de dia 1 de fevereiro, a Vodafone passa a incluir em todos os seus tarifários o acesso livre à rede 5G, permitindo que os seus clientes usufruam, sem encargos adicionais e automaticamente, das potencialidades da quinta geração móvel, designadamente a maior velocidade e qualidade das ligações de dados”, informou num comunicado.

A empresa assegura ser “a primeira operadora no mercado a iniciar uma nova etapa de desenvolvimento desta tecnologia móvel”.

“Estes dois anos em que permitimos o acesso experimental sem encargos ao 5G impulsionaram fortemente o uso desta rede de última geração, contribuindo para a perceção das vantagens e do potencial da mesma por parte dos clientes. Na Vodafone pretendemos que a experiência da tecnologia 5G seja o mais democratizada possível, permitindo também a criação de produtos e serviços diferenciados em benefício dos consumidores. Foi por isso que decidimos incluí-la em todos os nossos tarifários, sem encargos adicionais para os clientes”, explica Luís Lopes, presidente executivo da Vodafone, citado na mesma nota.

De acordo com a Vodafone, 25% dos clientes já estão ligados ao 5G, tecnologia que necessita que os telemóveis sejam compatíveis com a mesma. “Em grandes eventos como festivais de verão ou jogos de futebol, o consumo de dados em 5G representa cerca de 50% do consumo total, refletindo os novos hábitos de utilização”, acrescenta a Vodafone.

Atualmente, o site da Meo convida os clientes a experimentarem “grátis” o 5G “até 31 de janeiro de 2024”. A Nos também refere no seu site que o 5G é gratuito até ao final deste mês.

Apesar de a tecnologia ser livre de encargos adicionais, a Vodafone, à semelhança das concorrentes Meo e Nos, tem vindo a subir os preços significativamente nos últimos dois anos, à boleia da inflação e em linha com o determinado nos contratos. Depois de um aumento de até 7,8% em 2023, os preços subirão 4,3% já a partir de 1 de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone Portugal decide oferecer 5G a todos os clientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião