Hoje nas notícias: contratação coletiva, TGV e Savannah

  • ECO
  • 31 Janeiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Em 2023, o número de trabalhadores potencialmente abrangidos por instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho e por aumentos salariais publicados recuou face ao ano anterior. Afinal, a IP candidatou-se a mais 146 milhões de fundos europeus para o TGV. E a auditoria legal à Savannah concluiu que “não houve uso indevido do dinheiro da empresa” no âmbito do processo Influencer. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Contratação coletiva recua no primeiro ano do acordo de rendimentos

No ano passado, o número de trabalhadores potencialmente abrangidos por instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho (IRCT) e por aumentos salariais publicados recuou face ao ano anterior e ficou abaixo do pré-pandemia. Em 2023 entrou em vigor o Acordo de Rendimentos, que inclui um incentivo aos aumentos salariais em sede de IRS que está ligado às às subidas decididas em negociação coletiva.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Portugal candidatou-se a mais 146 milhões de fundos europeus para TGV

Na primeira fase do projeto da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, a Infraestruturas de Portugal (P) candidatou-se a 875 milhões de euros de fundos europeus. Contas feitas, são mais 146 milhões do que os 729 milhões inicialmente previstos. A gestora pública das estradas e ferrovia portuguesas submeteu a candidatura no dia anterior ao final do prazo, que terminou na segunda-feira.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

Auditoria à Savannah afasta irregularidades no caso Influencer

A auditoria legal à Savannah Resources, do projeto da mina de lítio do Barroso, conduzida por um escritório de advogados concluiu que “não houve uso indevido do dinheiro da empresa” e que “não existem indícios de conduta errada por parte da empresa” no âmbito do caso Influencer.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Número de estrangeiros a correr ao SNS continua a aumentar

O número de estrangeiros a serem atendidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a aumentar, à boleia do turismo e da imigração. A maioria são brasileiros, mas há hospitais a atender doentes de largas dezenas de nacionalidades, desde a Nova Zelândia até às Ilhas Virgens Americanas, passando pelo Uzbequistão ou pelo Gabão. Gestores hospitalares pedem financiamento.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado)

PAN admite cobrar mais contrapartidas ao PSD para manter apoio na Madeira

A porta-voz do PAN reitera que o acordo de incidência parlamentar assinado entre a deputada Mónica Freitas e o PSD Madeira está a ser renegociado e admite que o partido vai pedir mais contrapartidas. Em entrevista ao Público, Inês Sousa Real escusa-se a revelar quais, mas adianta que não serão apenas “mais medidas”.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: contratação coletiva, TGV e Savannah

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião