Mota-Engil anuncia contrato de 380 milhões para novo hospital de Lisboa

O consórcio, que inclui a Mota-Engil, foi escolhido pelo Governo para a construção do Hospital de Lisboa Oriental, com formalização do contrato a ser realizada esta sexta-feira.

O consórcio, que inclui a Mota-Engil, assinou esta sexta-feira o contrato para a construção do novo hospital de Lisboa, num investimento de cerca de 380 milhões de euros, anunciou a construtora liderada por Carlos Mota dos Santos em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Após a verificação de todas as condições precedentes, nomeadamente as referentes ao financiamento deste importante projeto para o país e para a região de Lisboa, a Mota-Engil confirma a assinatura do contrato de gestão do complexo hospitalar do Hospital de Lisboa Oriental em regime de parceria público-privada (HLO) pelo consórcio participado por várias empresas do grupo, ficando a produção de efeitos apenas pendente do visto do Tribunal de Contas”, adiantou a empresa em comunicado, acrescentando que a gestão “compreende as atividades de conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, manutenção e exploração do complexo hospitalar”.

De acordo com o mesmo comunicado, “o valor de investimento nos próximos três anos ascenderá a cerca de 380 milhões de euros, enquanto a manutenção da infraestrutura ocorrerá durante um período de 27 anos e ascenderá ao montante global de cerca de 143 milhões de euros a preços constantes”.

A assinatura do contrato surge cinco anos após terem sido entregues as propostas no concurso para a construção do Hospital de Lisboa Oriental (HLO) em regime de Parceria Público-Privada (PPP) e de o consórcio liderado pela Mota-Engil ter sido escolhido pelo Governo em 2022. Além da Mota, o consórcio inclui ainda a Hygea, InfraRed Infrastructure V Investments Limited e a Manvia.

O novo hospital será construído em Marvila, numa área total de 180 mil m2, terá 875 camas e vai incluir todas as especialidades que hoje existem no atual Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC). Após concluído, o HLO vai assegurar a maior parte da atividade do CHULC, que é constituído por seis unidades hospitalares dispersas pelo centro da cidade de Lisboa: Hospital S. José, Hospital de Sta. Marta, Hospital de Sto. António dos Capuchos, Hospital D. Estefânia, Maternidade Dr. Alfredo da Costa e Hospital Curry Cabral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil anuncia contrato de 380 milhões para novo hospital de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião