Preço do gasóleo agrícola desce até segunda-feira, garante Medina

  • Capital Verde
  • 2 Fevereiro 2024

Fernando Medina admite que o plano de 439 milhões de apoio aos agricultores não vai resolver todos os problemas, mas garante que até segunda-feira o preço do gasóleo agrícola estará mais barato.

O ministro das Finanças anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, o preço do gasóleo marcado e colorido, mais conhecido por gasóleo agrícola, vai baixar.

Em entrevista à rádio Renascença, esta sexta-feira, Fernando Medina admite que o plano de 439 milhões de apoio aos agricultores, anunciado pelo Governo esta semana, não vai resolver todos os problemas, mas “há um conjunto de soluções que respondem aos problemas colocados”. Entre elas, exemplifica, está a redução fiscal de 55% no gasóleo agrícola, que estará em vigor até segunda-feira.

“Relativamente à diminuição da tributação sobre o gasóleo marcado ela entrará em vigor, o mais tardar, na próxima segunda-feira. Nessa altura os preços estarão ajustados nas gasolineiras”, garantiu o ainda ministro das Finanças, considerando que esse é “um sinal de confiança para todos de que o Governo está a fazer a sua parte“.

A promessa de Medina chega numa altura em que os agricultores continuam os protestos em vários pontos do país, nomeadamente Coimbra, Alcochete e Vila Franca de Xira, por considerarem que os apoios estatais são insuficientes face às dificuldades sentidas pelo setor. Após a reunião desta quinta-feira com o Ministério da Agricultura, representantes do setor voltaram a reunir-se com o gabinete de Maria do Céu Antunes, em Alcochete.

Na quarta-feira, o Governo avançou com um pacote de ajuda aos agricultores, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

A nível europeu os protestos também são sentidos. A Comissão Europeia vai preparar com a presidência semestral belga do Conselho da UE uma proposta para a redução de encargos administrativos dos agricultores, que será debatida pelos ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros do bloco europeu no próximo dia 26 de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gasóleo agrícola desce até segunda-feira, garante Medina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião