Agricultores já podem abastecer com gasóleo agrícola mais barato

Portaria que determinava redução do gasóleo colorido foi publicada em Diário da República, numa adenda ao dia 31 de janeiro de modo a que a entrada em vigor pudesse acontecer a 1 de fevereiro.

Esta segunda-feira, quando forem à bomba, os agricultores já podem contar com preços mais baixos. Em causa está uma redução de 55% do imposto sobre os produtos petrolíferos, de 4,7 cêntimos por litro para 2,1 cêntimos por litro.

Esta foi um das medidas que a ministra da Agricultura e o ministro das Finanças anunciaram, na quarta-feira, em conjunto, no âmbito do pacote de apoios aos agricultores de 450 milhões de euros. Um pacote que, no entanto, não foi suficiente para travar os protestos do setor. A medida não é propriamente nova, já que fazia parte do acordo de rendimentos e já estava inscrita no Orçamento do Estado para 2024.

Mas, perante as ameaças de protesto, o Executivo decidiu avançar já com a medida. Na sexta-feira, o ministro das Finanças garantiu que a partir desta segunda-feira, 5 de fevereiro, o preço do gasóleo marcado e colorido, mais conhecido por gasóleo agrícola, ia baixar. Para isso, era necessário que a Portaria fosse publicada em Diário da República, e assim foi, mas numa adenda ao dia 31 de janeiro, de modo a que a entrada em vigor da medida pudesse acontecer a 1 de fevereiro.

No entanto, o efeito prático nas bombas só se fará sentir esta segunda-feira, à medida que as gasolineiras acertam os preços de todos os combustíveis em função da evolução dos preços das matérias-primas e das questões cambiais.

Segundo o Executivo, esta medida terá um custo de estimado de 11 milhões de euros por ano aos cofres do Estado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agricultores já podem abastecer com gasóleo agrícola mais barato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião