COSEC segurou créditos no valor de 16% do PIB

  • ECO Seguros
  • 20 Fevereiro 2024

A seguradora de crédito e caução, que é hoje da Allianz Trade, fez seguros que protegeram, contra a falta de pagamento, 37 mil milhões de euros de vendas de empresas portuguesas.

A COSEC reforçou a sua posição de liderança em Portugal, em 2023, nos ramos de seguros de Crédito, com 50% de quota de mercado, e de Caução com 48%. A exposição ao crédito cresceu 12% em termos homólogos, tendo alcançado 21 mil milhões de euros, o valor mais elevado de sempre para a seguradora fundada 1969 e atualmente detida pela Allianz Trade.

Nadine Accaoui, a nova CEO da COSEC, só entrou em 1 de janeiro deste ano, 2023 ainda foi da responsabilidade de Vassili Christidis, agora CEO da seguradora grega Allianz European Reliance.

A seguradora afirma ter contribuindo diretamente para a cobertura de vendas a crédito estimados em mais de 37 mil milhões de euros, o que representa 16% do PIB nacional.

O Seguro de crédito tem um papel relevante na proteção dos negócios, é transversal a vários setores e volumes de negócio, permitindo a proteção das vendas a crédito. O ramo atingiu 80,1 milhões de euros em prémios em 2023, através de 4 seguradoras especializadas. Após a COSEC segue a Crédit y Caución – do grupo espanhol GCO Occident – com 23%, a francesa Coface com 14,5% e a espanhola CESCE com 13%.

No ramo do Seguro caução – que permite às empresas nacionais garantir o bom cumprimento das obrigações assumidas perante um beneficiário – a COSEC obteve uma quota de mercado de 40,8%, em 2023, consolidando assim a sua posição de líder neste ramo. A exposição da COSEC à caução cresceu 8,7% para 515 milhões de euros num ramo em que operaram 13 seguradoras no ano passado com o valor dos prémios emitidos a atingir 7,8 milhões de euros. As quatro maiores seguradoras neste ramo asseguraram quase 90% do mercado que é liderado pela COSEC seguida de Abarca com 20,7%, da Crédit y Caución com 18,1% e a CESCE com 8,8%.

André Granado, Administrador Executivo, diz ser fundamental “garantir o suporte às empresas em todas as fases, sobretudo em cenários económicos pautados por alguma instabilidade, que é aquilo a que temos assistido na Europa e no Mundo”.

“A consolidação da liderança em Portugal, assim como o aumento da exposição ao crédito, são o reflexo do compromisso no apoio às empresas portuguesas, nomeadamente exportadoras. É fundamental garantir o suporte em todas as fases, sobretudo em cenários económicos pautados por alguma instabilidade, que é aquilo a que temos assistido na Europa e no Mundo”, comentou André Granado, Administrador Executivo da COSEC.

Adquirindo os 50% do capital que lhe faltavam ao BPI, a Euler Hermes – hoje Allianz Trade – mantém o contrato da COSEC como responsável pela gestão do Sistema de Seguro de Créditos com Garantia do Estado português, para apoiar as empresas na sua exportação e internacionalização para países de risco político agravado.

No início de 2024, Nadine Accaoui, até então CFO da Allianz Trade para a região MMEA (zona mediterrânica, médio-oriente e África) e Itália, foi nomeada Presidente do Conselho de Administração da COSEC e Presidente da Comissão Executiva (CEO), substituindo Vassili Christidis, que foi nomeado CEO da Allianz European Reliance, com sede na Grécia, seu país de origem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

COSEC segurou créditos no valor de 16% do PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião