Ainda sem estar concluída, auditoria à Santa Casa aponta ilícitos
A auditoria pretende seguir o rasto do dinheiro que saiu da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para a Santa Casa Global, desta para a Santa Global Brasil, seguindo ainda para a MCE.
Embora a auditoria à Santa Casa Global — empresa criada em 2021 para desenvolver o projeto de internacionalização da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa — ainda não esteja concluída, um relatório datado de 31 de janeiro aponta para a existência de indícios da prática de ilícitos. O documento sublinha que os investimentos feitos não tiveram a assinatura de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, algo que devia ter acontecido, revela o jornal Público (acesso condicionado).
A auditoria que está a ser desenvolvida pretende seguir o rasto do dinheiro que saiu da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para a Santa Casa Global, desta para a Santa Global Brasil, seguindo ainda para a MCE, sociedade adquirida no Rio de Janeiro, num circuito que envolve ainda as restantes participadas da Santa Casa, que serão mais três empresas. Além disso, os auditores vão apurar como e em que circunstâncias, legais ou não, foi gasto o dinheiro.
O relatório foi enviado esta terça-feira pela SCML para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas. A auditoria externa, da responsabilidade da BDO e que já dura há sete meses, “ainda não está totalmente concluída, devido a dificuldades na obtenção de documentação administrativa e financeira relativa a participadas” no Brasil.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ainda sem estar concluída, auditoria à Santa Casa aponta ilícitos
{{ noCommentsLabel }}