As quatro tendências que vão marcar o retalho em 2024, segundo a CI&T
O investimento em inteligência artificial, a continuação da evolução dos programas de fidelização ou a aposta na criação de experiências mais personalizadas são algumas das tendências para este ano.
Perante um cenário económico desafiante – tanto a nível global como europeu e nacional – o setor do retalho é também ele afetado e desafiado. Neste contexto, a CI&T, empresa de tecnologia da informação e software, identifica as principais tendências do setor para este ano.
Níveis de procura e descontos na medida certa
Para 2024, a CI&T antecipa um crescimento moderado do retalho, com os consumidores a fazerem as suas opções de compra de uma forma mais estratégica, tendo em conta que “têm de se adaptar a um contexto de inflação mais elevada”.
Referindo que no final do último ano foi sentido um impulso nas vendas no fim de semana da Black Friday, a CI&T prevê que os comerciantes procurem replicar esse aumento ao longo do ano, sendo que a chave para o conseguirem fazer é “atrair os compradores apostando em descontos em artigos novos, em vez de em artigos desatualizados“. Além disso, “as ferramentas de previsão e gestão da procura vão tornar-se mais precisas, devido à estabilização dos inventários e à maior integração da Inteligência Artificial (IA)”, refere.
Investimento em Inteligência Artificial
No próximo ano a inteligência artificial vai também contribuir para o aumento da eficiência, tanto para os consumidores como para os colaboradores do setor do retalho.
Esta tecnologia vai impactar o retalho em grande medida nas funções de pesquisa, ajudando a maximizar a eficiência das rotas logísticas, a otimizar os processos de venda nas lojas e a tornar as descrições de produtos mais atrativas, mas também a apoiar as estratégias de descontos flexíveis e em tempo real.
Neste sentido, o consumidor também “pode esperar que seja possível pesquisar produtos e ter acesso às suas várias especificidades de forma detalhada, e encontrar opções muito mais adequadas às suas necessidades durante a pesquisa“.
Já no apoio aos colaboradores, a IA pode ser utilizada em dispositivos portáteis para facilitar o processo de recomendações de produtos e aconselhamento aos clientes, mas pode também representar um auxílio na compreensão de padrões de vendas e na criação e gestão dos horários de trabalho.
Experiências personalizadas para os consumidores
No retalho online é esperado que os comerciantes criem experiências mais personalizadas para os consumidores. “Por exemplo, em vez de publicarem sugestões de presentes ‘para a mãe/pai/irmãos/companheiro’, mais comerciantes vão começar a implementar mecanismos de recomendação pensados para quem o comprador diz que está a comprar, permitindo criar uma ‘one-stop shop‘ online a que os clientes podem recorrer para as suas várias necessidades e vontades”, refere a CI&T.
Além disso, é cada vez mais importante que as marcas tenham conhecimento sobre o valor que os consumidores pretendem gastar o que, numa conjugação com recomendações inteligentes e orientadas por IA, pode ter um impacto positivo, permitindo, por exemplo, juntar diferentes artigos dentro de um orçamento geral.
Já nas lojas físicas, de forma a aliviar os períodos de compras mais agitados, “é possível implementar mais tecnologia de processos de pagamento móveis para oferecer um checkout mais rápido, e também tirar proveito das filas virtuais para os provadores”, refere ainda a empresa de tecnologia da informação e software.
Mais vantagens dos programas de fidelização
É ainda antecipada uma continuação da “grande evolução” dos programas de fidelização, nos quais os comerciantes têm transitado de acumulações de pontos, para “verdadeiros ‘clubes’ onde os consumidores conseguem poupar dinheiro diretamente”.
“Em 2024, os comerciantes mais bem-sucedidos serão os que escolherem aumentar ainda mais as vantagens da fidelização, indo além dos preços – em particular, aumentando-as em momentos sazonais do ano para atrair novos clientes”, antecipa a CI&T, que adianta ainda outras ideias como estabelecer horários alternativos adicionais e mais calmos nas lojas, criar transmissões ao vivo exclusivas para os membros conseguirem produtos de edição limitada ou criar oportunidades exclusivas para os membros personalizarem as suas compras.
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