Está escolhido novo líder da CGTP. Tiago Oliveira sucede a Isabel Camarinha

Isabel Camarinha deixa cargo de secretária-geral da CGTP por limite de idade. Sucede-lhe Tiago Oliveira, de 43 anos e até aqui coordenador da União de Sindicatos do Porto.

Já está escolhido o novo secretário-geral da CGTP. Tiago Oliveira vai suceder a Isabel Camarinha nesse cargo. O nome tinha sido apontado pela comissão executiva da central sindical e foi confirmado em congresso esta madrugada.

O novo secretário-geral da CGTP foi eleito para o mandato de 2024/2028 com 107 votos a favor de um total de 132 elementos do Conselho Nacional da intersindical que participaram na votação. Foram ainda registados 25 votos em branco, anunciou a dirigente sindical Ana Pires, em conferência de imprensa.

Mecânico de profissão, Tiago Oliveira, de 43 anos, era desde 2016 coordenador da União de Sindicatos do Porto, a segunda maior do país.

O seu percurso no sindicalismo arrancou em 2003, quando foi eleito delegado sindical na Auto-Sueco. Três anos depois chegou a dirigente sindical e entrou também para a direção do Sindicato dos trabalhadores das indústrias metalúrgicas e metalomecânicas do distrito do Porto.

Não consta da nota biográfica divulgada pela CGTP, mas Tiago Oliveira foi candidato pela CDU à presidência da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, nas autárquicas de 2021. Fez também parte do comité central do PCP.

Já Isabel Camarinha tinha chegado ao cargo de secretária-geral da central sindical em 2020, mas está de saída por limite de idade. É que ao longo do próximo mandato atingirá a idade da reforma, o que impede a sua continuação na liderança da CGTP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Está escolhido novo líder da CGTP. Tiago Oliveira sucede a Isabel Camarinha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião