Confiança dos consumidores continua a subir em fevereiro. Clima económico diminui

A confiança dos consumidores mantém a sua trajetória ascendente em fevereiro. No entanto o clima económico inverteu a sua tendência depois de subidas consecutivas nos últimos três meses.

A confiança dos consumidores continuou a subir em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o clima económico apresentou uma trajetória descendente, depois de ter aumentado entre novembro e janeiro.

O indicador de confiança dos consumidores aumentou entre dezembro e fevereiro, sendo que a evolução deste indicador resultou do “contributo positivo das perspetivas de evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, assim como das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar“, refere o relatório do INE.

Depois de um aumento significativo observado no primeiro mês do ano, o saldo das perspetivas dos consumidores sobre a evolução futura dos preços também diminuiu em fevereiro, o que contribuiu para o desempenho positivo do indicador.

Já em sentido contrário, “as expectativas de realização de compras importantes por parte das famílias” contribuíram de forma negativa para a evolução deste indicador.

Evolução da confiança dos consumidores:

Por seu lado, o clima económico diminuiu em fevereiro, depois de em janeiro ter assinalado três meses consecutivos de subida. Segundo os dados do INE, em fevereiro o indicador de clima económico foi de 1,7 contra os 1,9 registados no mês anterior. Mesmo assim, este valor é superior aos registados nos últimos oito meses do ano passado, sendo preciso recuar até abril de 2023 para encontrar um valor mais elevado (estava em 2,3).

Segundo o INE, o indicador de confiança diminuiu nos serviços, mas aumentou na indústria transformadora, construção e obras públicas e também no comércio.

Para a diminuição do indicador de confiança nos serviços em fevereiro – registado em sentido contrário a uma tendência de subida verificada nos últimos três meses – contribuíram as opiniões negativas sobre as “perspetivas relativas à evolução da procura e sobre a evolução da carteira de encomendas”. Já as apreciações sobre a atividade da empresa contribuíram positivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores continua a subir em fevereiro. Clima económico diminui

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião