Hoje nas notícias: Ferrovia, investimento e elétricos

  • ECO
  • 29 Fevereiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Operadores ferroviários de mercadorias recusam pagar aumento de 23% da portagem ferroviária. Fábrica da Stellantis em Mangualde iniciará a produção de veículos elétricos em outubro. AICEP prevê que 2024 seja um ano “excelente” para captação de Investimento Direto Estrangeiro e para exportações. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta quinta-feira.

Carros elétricos made in Mangualde arrancam em outubro

A fábrica da Stellantis em Mangualde iniciará a produção em série de veículos elétricos em outubro. A segunda maior fábrica de automóveis do país não indica, para já, qualquer estimativa para o volume de produção deste tipo de veículos em 2024. Ao Jornal de Negócios, fonte oficial da Stellantis explica que a produção em Mangualde, de veículos a combustão interna e de elétricos, será ajustada em função da procura. A fábrica tem cerca de 900 pessoas a trabalhar atualmente.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

“2024 será um excelente ano” na captação de investimento estrangeiro

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) prevê que 2024 seja um ano “excelente”, tanto na captação de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) como na frente das exportações. Em entrevista ao Jornal Económico, Filipe Santos Costa detalha que o Regime Contratual de Investimento, aprovado no último Conselho de Ministros, vai permitir espoletar esse resultado por estar destinado a atrair investimentos em setores estratégicos ao abrigo do Quadro Temporário de Crise e Transição da Comissão Europeia, nomeadamente, a produção de semicondutores.

Leia a entrevista completa em Jornal Económico (acesso pago).

Jovens estrangeiros com entraves na devolução de propinas

Há jovens estrangeiros recém-licenciados com o visto caducado e que não estão a conseguir ativar a Chave Móvel Digital, que é necessária para aceder ao portal onde se pode preencher o formulário para se pedir a devolução das propinas, disponibilizado na semana passada. O Jornal de Notícias diz ter conhecimento de cidadãos estrangeiros que estudaram e trabalham atualmente em Portugal e que estão com dificuldades em pedir o apoio de até 1.500 euros anuais por terem a autorização de residência caducada.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).

Fnac fecha loja na Baixa do Porto no fim de setembro

A Fnac da Rua Santa Catarina, na Baixa do Porto, vai encerrar portas a 30 de setembro, à semelhança da loja de cinco pisos da C&A, na esquina com a Rua de Passos Manuel, e da loja Urban Project, ao lado, que já está em liquidação total. O senhorio não querer renovar os contratos de arrendamento e estará a estudar a possibilidade de ali instalar um hotel, dada a pressão turística no Porto.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).

Operadores ferroviários de mercadorias recusam pagar aumento da taxa de uso

A Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF) mostrou-se “profundamente desiludida” com o aumento de 23% da Taxa de Uso de Infraestrutura aplicada pela Infraestruturas de Portugal (IP) aos operadores ferroviários de mercadorias. Num comunicado citado pelo Público, aquela associação recusa o aumento, dizendo que os seus associados vão rejeitar as faturas enviadas pela IP, limitando-se a pagar a taxa de uso de acordo com o tarifário de 2023. A APEF recordou ainda a promessa deixada pelo atual Governo de reverter este aumento, em linha com as recomendações da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

Leia a notícia completa em Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Ferrovia, investimento e elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião