Hoje nas notícias: exportações, bancos e Luís Filipe Vieira

  • ECO
  • 4 Março 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As exportações nacionais de bens e serviços desceram 2,2 pontos percentuais face a 2022 e voltam a pesar menos de metade do PIB. Já o mercado automóvel está em alta, a avaliar pelos dois primeiros meses deste ano, em que foram matriculados 42.280 veículos novos. O Novobanco vai trazer ao mercado onze terrenos de empresas do ex-presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, que valem mais de 100 milhões de euros. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta segunda-feira.

Exportações voltam a pesar menos de metade do PIB

As exportações nacionais de bens e serviços atingiram, em 2023, os 126.041 milhões de euros em termos nominais e a preços correntes. Esse valor comparado com o PIB nominal – que foi de 265.741,9 milhões em 2023 -, corresponde a 47,4%. Em comparação com os 49,6% registados em 2022, no ano passado, o peso das exportações face ao PIB encolheu 2,2 pontos percentuais. As contas têm como base os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos às contas nacionais de 2023.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago)

Margem financeira da banca cresce quatro vezes mais rápido do que caiu na última crise

Num ano em que a subida das taxas de juro, os bancos viram as receitas por via dos juros a disparar e a suportar um resultado líquido que, no seu conjunto, foi superior a três mil milhões de euros. Um aumento anual de 80%. E a margem financeira conjunta dos cinco maiores bancos privados – BCP, Santander, BPI, Novo Banco e Montepio – aumentou 56% em 2023. Em 2012, quando os juros caíram de forma mais acentuada, este indicador recuava em torno de 14%.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Novobanco quer vender onze terrenos de Vieira

O Novobanco quer vender os bens das empresas de Luís Filipe Vieira em Portugal, que foram integrados no fundo FIAE – Promoção e Turismo, em 2017. Em causa estão onze terrenos para urbanização, quase todos com grandes áreas, localizados em Lisboa e Algarve e que valem, pelo menos, 100 milhões de euros. As antigas proprietárias dos terrenos são a Muscateinvest Portugal, a Imocachão, a Quinta dos Fidalgos, a Overbrick e a Royal Iberia, empresas do ex-presidente do Benfica. A venda dos terrenos permitirá pagar parte da dívida do grupo Promovalor ao banco, sendo que em 2017, quando foi criado o FIAE, a dívida do grupo de Vieira ao Novobanco rondava os 400 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Vendas de carros com melhor arranque de ano numa década

Nos dois primeiros meses deste ano, foram matriculados 42.280 veículos novos, o que representa um crescimento de 17,5% em termos homólogos, segundo os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Estes números são, aliás, os mais altos desde, pelo menos 2013, numa altura em que o país estava ainda sob intervenção da troika. Nos primeiros dois meses de 2013 as matrículas ascenderam a apenas 17.064 veículos.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Madeira e Açores no topo das preferências para a Páscoa

A poucas semanas da Páscoa, os portugueses já estão a fazer planos e a fazer reservas nos hotéis para aproveitar os dias de descanso. Para já, a Madeira e os Açores estão entre o topo das preferências da procura, sendo esta uma tendência que se mantém desde o ano passado. Também a hotelaria nas regiões do Algarve e da Serra da Estrela têm expectativas altas para a taxa de ocupação para esta época do ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: exportações, bancos e Luís Filipe Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião