Alemanha vai criar fundo de 200 mil milhões de euros para apoiar sistema de pensões
O objetivo deste fundo, que será suportado por empréstimos contraídos pelo Governo federal, é assegurar que o sistema de pensões se mantém justo e evitar aumentos nas contribuições.
O governo alemão vai criar um fundo para investir em ações, tendo em vista usar os recursos para reforçar o sistema de pensões do país, que se encontra sob pressão, segundo avança o Financial Times. O fundo será suportado por empréstimos contraídos pelo Governo federal e deverá atingir um valor de 200 mil milhões até meados de 2030.
O projeto de legislação, revelado esta terça-feira, indica que os rendimentos dos investimentos serão utilizados para manter o sistema de pensões estável e garantir que os pagamentos permaneçam em 48% do salário médio até ao final da próxima década, tendo em vista evitar aumentos expressivos nas contribuições para a segurança social.
O ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, disse que a reforma representa uma “mudança de paradigma” no sistema de pensões. “O sistema deve permanecer justo para as gerações futuras, para aqueles que lucram como pensionistas e para os outros que financiam o sistema”, apontou o ministro, pelo que “requer uma atualização.”
A primeira fase deste plano prevê que o governo vai contrair dívidas de 12 mil milhões de euros este ano e transferi-las para o novo fundo, que será gerido por uma fundação pública independente. Esse montante subirá 3% anualmente e será aumentado pelas receitas provenientes da venda de participações estatais. As projeções são que o tamanho do fundo atinja os 200 mil milhões de euros até meados da década de 2030.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha vai criar fundo de 200 mil milhões de euros para apoiar sistema de pensões
{{ noCommentsLabel }}