Tinder faz “match” com Bruxelas para dar informações claras sobre preços personalizados

Comissão Europeia argumenta que "personalizar descontos sem informar explicitamente os consumidores é injusto, pois impede-os de fazer uma escolha informada".

O Tinder comprometeu-se a informar os consumidores quando está a apresentar preços personalizados, ou seja, com descontos direcionados a perfis específicos, após um diálogo com a Comissão Europeia e as autoridades nacionais de consumo, segundo anunciaram esta quinta-feira.

Como explica a Comissão Europeia, o Tinder “utiliza meios automatizados para, por exemplo, identificar consumidores que demonstraram pouco ou nenhum interesse nos serviços premium a um preço padrão para posteriormente oferecer-lhes descontos personalizados”, sendo que “personalizar descontos sem informar explicitamente os consumidores é injusto, pois impede-os de fazer uma escolha informada”.

Além disso, a plataforma também oferecia preços mais baixos para os serviços premium com base na idade, sem informar os consumidores.

Tendo em conta esta violação do direito do consumidor da UE, a Rede de Cooperação para a Defesa do Consumidor, coordenada pela Comissão Europeia e liderada pela Agência Sueca do Consumidor e pela Autoridade Holandesa para Consumidores e Mercados, entrou em contacto com o Tinder.

A aplicação de encontros comprometeu-se então a não aplicar preços personalizados com base na idade sem informar os consumidores de forma clara e antecipada, a informar claramente os consumidores de que os descontos nos preços dos serviços premium são personalizados através de meios automatizados e ainda a informar os consumidores por que razão lhes são oferecidos descontos personalizados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tinder faz “match” com Bruxelas para dar informações claras sobre preços personalizados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião