Lisboa é a 18.ª maior região metropolitana da União Europeia

A maior região metropolitana da UE em 2023 era Paris, seguida de Madrid e Barcelona. Lisboa, Porto e Coimbra surgem na 18.ª, 35.ª e 204.ª posição, numa lista de 255 cidades. Todas ganharam habitantes.

Paris, Madrid e Barcelona são as cidades com mais população em toda a União Europeia. As três viram aumentar a população residente entre 2018 e 2023, com especial destaque para a capital espanhola, que foi a segunda em toda a Europa. Com melhor desempenho só Bruxelas. Lisboa surge na 18.ª posição com 2,89 milhões de habitantes, segundo o Eurostat.

Num ranking das maiores regiões metropolitanas da União Europeia, publicado esta segunda-feira, para assinalar o início da 10.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, que decorre esta segunda e terça-feira em Mons, na Bélgica, o Eurostat concluiu que a maior região metropolitana da UE em 2023 era Paris, com uma população de 12,4 milhões de pessoas, seguida pelas regiões metropolitanas espanholas de Madrid e Barcelona, com 6,9 e 5,8 milhões de habitantes, respetivamente.

Berlim, com uma população total de 5,5 milhões, e a região metropolitana de Ruhrgebiet, na Alemanha (5,1 milhões de habitantes), completaram o “top 5”.

Fonte: Eurostat

Portugal tem apenas três cidades no ranking: Lisboa e Porto com 2,89 milhões e 1,77 milhões de habitantes, respetivamente, e Coimbra com 439,9 mil habitantes em 2023. As três cidades nacionais surgem na 18.ª, 35.ª e 204.ª posição, numa lista de 255 cidades para as quais existem dados disponíveis, ainda que alguns ainda sejam provisórios, como é o caso de Paris que lidera o ranking. De sublinhar que não há ainda informação sobre nenhuma cidade do Reino Unido.

Em 2018, Londres tinha 14,2 milhões de habitantes, mais cerca de dois milhões do que Paris, que liderou em 2023.

Nos últimos cinco anos (de 2018 a 2023), o crescimento populacional mais significativo foi observado em Bruxelas (+866 mil), seguido de Madrid (+322 mil), Barcelona (+282 mil) e Berlim (+222 mil).

“Entre as dez maiores regiões metropolitanas, Barcelona, Madrid e Amesterdão registaram as taxas de crescimento relativo mais elevadas, com as suas populações a expandirem-se em 5%”, escreve o Eurostat. “Por outro lado, a região da capital italiana, Roma, foi a única região metropolitana que registou um declínio populacional notável em comparação com 2018 (-129 mil)”. Já a população de Milão perdeu seis mil habitantes.

Mas a maior queda populacional é de Oslo. A capital da Noruega perdeu 578 mil habitantes e Bergen, outra cidade norueguesa perdeu 349,8 mil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa é a 18.ª maior região metropolitana da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião