Central da Cerca, a maior solar da EDP na Europa, entra em operação

Com esta inauguração, a EDP já possui 540 MWp de capacidade solar em Portugal, e quer continuar a crescer na implementação desta tecnologia.

A EDP informou que a maior central solar da empresa a nível europeu, a Central Fotovoltaica da Cerca, nos concelhos de Alenquer e da Azambuja, entrou em operação esta segunda-feira.

“A EDP já tem 540 megawatts-pico (MWp) de capacidade solar em Portugal, uma tecnologia que será fundamental para a transição energética do país”, afirmou a energética liderada por Miguel Stilwell D’Andrade, em comunicado.

Até agora a maior central solar da EDP na Europa era o projeto de Przykona, na Polónia, que conta com 200 MWp que também entrou em operação em 2023.

Durante uma visita de imprensa à central esta segunda-feira, Duarte Bello, administrador da EDP Renováveis para Europa e América Latina, afirmou que “no curto prazo a Central da Cerca vai continuar a ser um dos maiores projetos na Europa“, acrescentando que não antecipa “que seja destronada”.

“Hoje, o tamanho dos projetos está muito ligado à capacidade que temos de ligação à rede elétrica, que muitas vezes é limitada a um número de megawatts e, portanto, no curto prazo não estou a ver um projeto que destrone este”, explicou.

A EDP adiantou que a Central Fotovoltaica da Cerca conta com mais de 310 mil painéis solares bifaciais, que absorvem energia solar de ambos os lados, maximizando a conversão da mesma para eletricidade renovável. No seu conjunto, representam uma capacidade instalada de 202 MWp)

Num ano, a central deverá produzir eletricidade renovável suficiente para abastecer diretamente cerca de 100 mil famílias, o equivalente a 1% da população nacional, estima a empresa.

A produção desta eletricidade a partir da energia solar permite evitar a emissão de 170 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente à pegada ambiental de mil milhões de quilómetros percorridos por um carro com motor a combustão.

Ao mesmo tempo, a construção da central implica o abate de 120 sobreiros, o que a EDP pretende compensar com a plantação de 230 novas árvores da mesma espécie.

A EDP sublinhou que tem apostado cada vez mais no desenvolvimento de projetos solares a nível global, de larga escala mas também pequenas centrais de energia solar descentralizada, fazendo desta tecnologia uma das suas principais vias de crescimento.

Durante uma visita de imprensa à central esta segunda-feira, Duarte Bello, administrador da EDP Renováveis para Europa e América Latina, destacou que “é um parque que tem ajudado muito o desenvolvimento das nossas competências solares, mas também um parque contribui, com a tarifa que tem, também a reduzir os custos de energia e acelerar a nossa transição energética”, recordando que a EDP tem o objetivo de se “tornar totalmente verde até 2030” e que este ano já vai ter 90% da geração de fontes renováveis.

A EDP Renováveis ganhou o direito a avançar com projeto da Central Fotovoltaica da Cerca no âmbito do leilão solar de 2019.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério do Ambiente ao ECO/Capital Verde, os 26 projetos que “preenchiam” os 23 lotes adjudicados no leilão já se encontram todos licenciados, mas apenas 12 projetos estão construídos. Destes, 11 estão em exploração experimental e um em testes.

Os restantes 11 projetos podem entrar em exploração até fevereiro de 2026, estando dependentes da decisão dos promotores.

Solar capta metade do investimento da EDPR até 2026

A EDP tem apostado cada vez mais no desenvolvimento de projetos solares a nível global, de larga escala mas também pequenas centrais de energia solar descentralizada, fazendo desta tecnologia uma das suas principais vias de crescimento.

“Na EDP, estamos a olhar para dezenas de novos projetos solares que permitirão dar um contributo importante para este caminho”, destacou Duarte Bello.

Até 2026, metade do investimento da empresa a nível global será em projetos solares de larga escala, mas também de geração descentralizada.

A empresa tem 4,3 GWp de capacidade solar instalada, destacando-se os projetos de larga escala de Pereira Barreto (203 MWp), no Brasil, Los Cuervos (200 MWp), no México, ou Xuan Thien (199 MWp), no Vietname. No solar descentralizado, a EDP conta com mais de 1,7 GWp de capacidade instalada nas quatro regiões globais onde está presente.

Considerando não só o solar mas também outras tecnologias, entre o desenvolvimento de projetos híbridos e novas instalações eólicas e solares, a EDP Renováveis pretende colocar em operação mais um gigawatt (GW) de energia renovável em Portugal até 2026.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Central da Cerca, a maior solar da EDP na Europa, entra em operação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião