Campanha de recolha de rolhas de cortiça permite plantar 5.704 árvores na Arrábida
Na primeira edição da iniciativa, que se realiza agora pela segunda vez, foram plantadas 3.822 espécies, desta feita no Parque Natural da Serra de Sintra-Cascais.
Os produtores da José Maria da Fonseca Distribuição vão plantar 5.704 árvores autóctones no Parque Natural da Arrábida. Este é o resultado da campanha de apoio à reflorestação “Vinhos que vão bem com o ambiente”, no âmbito da qual uma árvore seria plantada por cada 10 rolhas de cortiça recolhidas.
Os produtores José Maria da Fonseca, Ravasqueira, Lima & Smith e Quinta da Lagoalva vão assim plantar 5.704 árvores de diversas espécies como amieiros, azinheiras, bordos, carvalhos, freixos, lódãos, loureiros, medronheiros, pilriteiros ou salgueiros no Parque Natural da Arrábida, numa área para a plantação ainda a ser definida.
“Na José Maria da Fonseca, estamos comprometidos não apenas com a excelência dos nossos vinhos, mas também com a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente. Acreditamos firmemente que é possível produzir vinhos de alta qualidade de forma responsável e ecológica“, diz António Maria Soares Franco, co-CEO da José Maria da Fonseca, citado em comunicado.
“A campanha ‘Vinhos que vão bem com o ambiente’ reflete esse compromisso, destacando os esforços que fazemos para reduzir o nosso impacto ambiental e promover práticas sustentáveis em toda a nossa cadeia de produção. Pelo segundo ano consecutivo, obtivemos resultados extraordinários na recolha de rolhas de cortiça, contribuindo assim para a reflorestação de uma zona protegida que nos é tão querida e familiar”, acrescenta.
No âmbito desta campanha, e durante cinco meses (de junho a outubro), diversos supermercados disponibilizaram mini-rolhões que os clientes podiam levar para casa para depositar rolhas de cortiça usadas, devolvendo depois os recipientes cheios às lojas. Por cada 10 rolhas de cortiça recolhidas seria plantada uma árvore autóctone.
Associada ao projeto Green Cork da Quercus, em parceria com a Amorim, a iniciativa visa “promover a reciclagem de rolhas e contribuir para a recuperação da floresta autóctone portuguesa”, além de “sensibilizar a sociedade para práticas mais responsáveis e comprometidas com o meio ambiente”, refere-se em nota de imprensa.
Na primeira edição da iniciativa, que se realiza agora pela segunda vez, foram plantadas 3.822 espécies, desta feita no Parque Natural da Serra de Sintra-Cascais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.