Capital de risco dá sinais de retoma após sofrer maior queda desde a crise financeira

  • ECO
  • 25 Março 2024

As operações de capital de risco caíram 37% no ano passado devido à escalada das taxas de juro. Indústria arrancou novo ano a dar sinais de recuperação.

As operações de capital de risco (private equity) registaram no ano passado a maior queda desde a crise financeira, com a indústria altamente pressionada pela escalada das taxas de juro. Mas o arranque de 2024 apresenta sinais de retoma, de acordo com o relatório Global Private Equity Report da Bain & Company.

O valor global das aquisições (buyout) afundou 37% em termos anuais, a queda mais acentuada desde 2009, atingindo os 438 mil milhões de dólares. Foi o nível mais baixo desde 2016, ficando 60% abaixo do pico atingido em 2021.

O relatório divulgado esta segunda-feira adianta que “persistem grandes desafios rumo a uma recuperação total” dos níveis de atividade que já se começa a fazer sentir, “estimulada por alguns choques macroeconómicos de referência, incluindo as esperadas descidas nas taxas de juro”.

Segundo a Bain & Company, os fundos de buyout não comprometidos atingem os 1,2 biliões de dólares, 26% dos quais com quatro ou mais anos, que poderão ajudar na recuperação.

“Estamos cautelosamente otimistas quanto às perspetivas para 2024. A escala e a velocidade da subida dos juros em 2023, e a incerteza daí decorrente, foram um choque para a indústria. Mas as perspetivas mantêm-se sólidas”, refere Álvaro Pires, sócio da Bain & Company.

O responsável explica que “com a moderação prevista das taxas de juro nos próximos meses, sente-se uma maior de estabilidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capital de risco dá sinais de retoma após sofrer maior queda desde a crise financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião