Custos do trabalho aumentam 6,6% em 2023

  • Lusa
  • 25 Março 2024

Remunerações subiram mais que produtividade. Resultado: custo do trabalho por cada unidade produzida aumentou 6,6% em 2023.

O aumento das remunerações superior ao da produtividade levou a que o custo do trabalho por cada unidade produzida aumentasse 6,6% em 2023, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados preliminares do organismo de estatística para o ano passado revelam uma subida do custo do trabalho de 0,5% em 2022 para uma taxa de 6,6,% em 2023, a mais alta desde os 8,7% registados em 2020.

Os custos do trabalho por unidade produzida (CTUP) no ano passado resultam de um aumento de 8,1% da remuneração média, superior ao crescimento da produtividade, que registou uma taxa de variação de 1,4%.

O custo médio do trabalho por cada unidade produzida corresponde ao resultado do rácio entre a remuneração média por trabalhador remunerado e a produtividade aparente do trabalho, constituindo uma medida de competitividade das empresas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos do trabalho aumentam 6,6% em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião