EDP instala 42 mil painéis solares em lojas Decathlon de seis países

Parceria inclui centrais de produção descentralizada em Portugal, onde a maioria dos projetos já está instalado e em operação, mas também em Espanha, Bélgica, Itália, França e Alemanha.

A EDP foi selecionada pela Decathlon para instalar até 80 projetos nos seus edifícios, espalhados por seis países europeus. Vão ser instalados até 42 mil painéis solares nos telhados, estacionamentos cobertos e outros locais da Decathlon, alcançando uma capacidade instalada de até 21 megawatts-pico (MWp).

A Decathlon tem o objetivo de produzir e consumir energia solar, de forma a apenas utilizar energia renovável nas lojas de todo o mundo até 2026. À medida que o projeto avançar, vai contribuir para cobrir até 50% das necessidades de consumo das lojas. O objetivo é concluir as mais de 80 centrais solares até ao final de 2026.

Esta parceria inclui centrais de produção descentralizada em Portugal, onde a maioria dos projetos já está instalado e em operação, mas também em Espanha, Bélgica e Itália, com instalações solares em desenvolvimento nos próximos meses. O mesmo acontecerá em França e na Alemanha, promovendo a expansão da equipa de solar descentralizado da EDP para estes dois mercados, onde a empresa já está presente através da produção renovável em grande escala, com a EDP Renováveis.

Com esta parceria, a EDP reforça o seu papel como parceiro-chave de grandes multinacionais, ao entregar em simultâneo nos seis países soluções solares personalizadas e adaptadas ao tamanho e características de cada edifício da Decathlon, afirma a empresa, num comunicado enviado às redações.

“O nosso compromisso em fornecer projetos solares multigeográficos a clientes globais sublinha a nossa dedicação à inovação e à entrega de soluções de energia sustentável em todo o mundo”, considera Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.

Em conjunto, estas centrais poderão produzir até 21 megawatts-hora (MWh) por ano, energia suficiente para abastecer com eletricidade renovável quatro mil casas. Ao instalar estes projetos, a Decathlon e a EDP estão a contribuir para evitar a emissão de cerca de cinco mil toneladas de CO2 por ano, que seriam emitidas se a mesma quantidade de eletricidade fosse produzida nestes países a partir de fontes não renováveis.

Com mais de uma década de experiência e operações de geração solar descentralizada em quatro regiões do globo, este tornou-se um dos segmentos de negócios de mais rápido crescimento da EDP, indica a empresa, que espera que este segmento represente cerca de 50% da nova capacidade solar global nos próximos anos.

A empresa diz ainda estar comprometida em investir 2,5 mil milhões de euros até 2026 para instalar mais 4 GWp em projetos solares em casas e edifícios de empresas, contribuindo assim “decisivamente” para a transição energética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP instala 42 mil painéis solares em lojas Decathlon de seis países

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião